Se você gosta do frio, o Brasil tem opções de cidades perfeitas para visitar no inverno, localizadas no Sudeste e, principalmente, no Sul do país. Por isso, selecionamos lugares para viajar no inverno brasileiro: são 8 cidades ideais para conhecer nessa época do ano. Separe os casacos e arrume as malas!

Curitiba (PR)

Jardim Botânico de Curitiba - viajar no inverno brasileiro

Jardim Botânico de Curitiba

A capital do Paraná é uma cidade encantadora! Muito bem preparada para receber turistas, Curitiba atrai milhares de pessoas todos os anos com seus belíssimos parques e praças, sua arquitetura e seu clima frio. Chegando lá, não deixe de visitar cartões-postais como o Jardim Botânico, os parques Tanguá e Barigui, e o Museu Oscar Niemeyer. Curitiba está entre os destinos mais famosos para viajar no inverno brasileiro.

Conheça 6 passeios alternativos para fazer em Curitiba.

Como chegar de ônibus em Curitiba

Diversas empresas de ônibus disponibilizam passagens de ônibus para Curitiba. Você pode comprar online e na comodidade da sua casa.

A Viação Eucatur faz viagens saindo de cidades de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso. Para quem está nos estados do Paraná ou São Paulo, a  Viação Transpen disponibiliza passagens de ônibus. Além dessas, a Princesa do Norte faz viagens com saídas do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Brasília.

Lavras Novas (MG)

Se além de frio você também gosta de paz e sossego, esse é o destino. Lavras Novas é uma cidadezinha do interior de Minas Gerais que emana boa energia em meio à natureza e paisagens de montanha. Então, é o destino ideal para viajar no inverno brasileiro!

Não deixe de fazer passeios de ecoturismo, como andar de quadriciclo, conhecer a Represa do Custódio e a Cachoeira Três Pingos. E quando a fome apertar, experimente a típica comida mineira do Bem Te Vi — um restaurante pequeno, mas muito aconchegante.

Leia também:

Confira 8 festivais de inverno no Brasil
Conheça os melhores destinos de inverno no Sudeste
Aproveite o inverno: veja o que fazer em Passo Fundo (RS)

Gramado e Canela (RS)

Granado - viajar no inverno brasileiro

Entrada da cidade de Gramado (RS)

Gramado e Canela são cidades vizinhas, situadas no Rio Grande do Sul, ambas têm um clima europeu, arquitetura com influência alemã e contam com uma programação turística especial para quem as visita no inverno. Mas sabe o que é melhor? Dá para conhecer as duas cidades em uma só viagem! Em Gramado, visite o Lago Negro e o parque Mini Mundo. Em Canela, conheça o Parque da Ferradura, a Cascata do Caracol e a Catedral de Pedra.

Confira 9 passeios diferentes para fazer em Gramado. Todos com preços acessíveis!

Como chegar de ônibus em Gramado

A ViaSul tem alguns roteiros saindo de cidades de Santa Catarina para Gramado. Você pode viajar de Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema ou Joinville para Gramado.

Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão (SP) - viajar no inverno brasileiro

Powered by Rock Convert

Localizada na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, Campos do Jordão é um dos destinos mais procurados pelos turistas para viajar no inverno brasileiro. Isso porque a cidade conta com uma ótima infraestrutura para receber os visitantes, oferecendo muitas opções de hospedagens e atrações.

Por estar situada em uma região serrana, conta com paisagens de tirar o fôlego e se torna o lugar perfeito para viajar no inverno brasileiro. Em sua estadia, não deixe de visitar o Museu Felícia Leirner e o Horto Florestal. Conheça outros passeios imperdíveis para fazer em Campos do Jordão.

Petrópolis (RJ)

Petrópolis (SP) - viajar no inverno brasileiro

A cidade do interior do Rio de Janeiro, fundada em 1843 pelo imperador Dom Pedro II, é uma ótima opção para viajar no inverno brasileiro. Com um clima ameno e ambiente aconchegante, Petrópolis encanta a todos que passam por lá. Conhecer a Casa da Ipiranga, o Palácio de Cristal e a casa de Santos Dumont são bons programas para a sua estadia.

Como chegar de ônibus em Petrópolis
As viações Expresso União, Paraibuna e Progresso Três Rios disponibilizam passagens de ônibus para Petrópolis saindo de cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

São Joaquim (SC)

Se você gosta de frio, vai adorar conhecer a cidade brasileira que neva! O município de São Joaquim, localizado no Estado de Santa Catarina, ficou famoso por nevar. A cidade é pequena, mas conta com muitos atrativos para os turistas: o Belvedere, a Estação Experimental da Epagri, a Exponeve e muitas outras. Além disso, faça o tour do Villa Fancioni. E uma dica: não vá embora da cidade sem antes provar a maçã e o mel locais.

Cunha (SP)

Cunha (SP) - Lavandário - viajar no inverno brasileiro

Lavandário de Cunha | Foto: Tawana Miquelino

Situada entre o Vale do Paraíba (SP) e o litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, Cunha tem um clima ameno e atividades perfeitas para viajar no inverno brasileiro. A cidade ainda preserva ares interioranos e oferece uma completa programação cultural ao longo do ano. Mas é o no inverno que a cidade recebe ainda mais turistas, que visitam pontos como a Pedra da Macela e o Lavandário. Inclusive, listamos 6 motivos para você conhecer o Lavandário de Cunha!

Como a cidade fica a caminho da charmosa Paraty, a dica é possível combinar um roteiro entre os dois municípios.

Como chegar de ônibus em Cunha
Você pode viajar para Cunha com a Viação São José. Há ônibus diariamente de Guaratinguetá para Cunha.

***

E então, já decidiu qual será seu destino de inverno esse ano? Qual das sugestões combina mais com você? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco!

Pesquisar passagens de ônibus