O Brasil é um dos países com maior número de rodovias e viajar de ônibus é sempre uma boa ideia para quem quer chegar a um destino diferente. São diversas opções de praias, montanhas, rios ou mesmo de oportunidades para fechar negócios.

Mas, muitas vezes, esses deslocamentos podem levar bastante tempo. E para o percurso ser agradável, algumas atitudes são importantes e podem ajudar para que você se sinta muito bem durante a viagem de ônibus. Se liga nessas 5 dicas para viajar de ônibus com mais conforto!

Escolha bem o tipo de ônibus

O primeiro passo para viajar de ônibus com mais conforto é acertar na compra da passagem. São diversas opções à sua disposição e você deve levar em conta alguns aspectos como a duração da viagem e tipo de ônibus!

A categoria convencional, por exemplo, é mais indicada para viagens de curta duração, pois não costuma oferecer serviços extras. Normalmente, o ônibus tem 46 lugares, comportando as pessoas com precisão, mas sem folgas.

Já os ônibus executivos possuem um número menor de poltronas, o que permite um espaço mais amplo para os assentos. Além disso, costumam contar com serviços extras e banheiro com isolamento acústico e ar condicionado. O ônibus leito é aquele que o número de passageiros não ultrapassa 25 e as poltronas possuem descanso de pernas, o que permite um sono tranquilo, sendo perfeito para viagens mais longas.

Use roupas confortáveis

A viagem de ônibus fará com que você fique sentado por algumas horas e isso não vai ser nada agradável se você estiver usando uma roupa desconfortável. O ideal é usar roupas mais largas, sem uso de tecidos rígidos como o couro. Os calçados, especialmente, não podem ser muito pesados: se possível use tênis ou sapatilhas que garantam o máximo de conforto. O uso de acessórios também é dispensável, pois além de serem incômodos, podem ser facilmente perdidos durante a viagem.

Organize sua bagagem

Um cuidado especial com a bagagem pode ajudar bastante no seu conforto ao viajar de ônibus. Excesso de roupas na bolsa ou malas muito pesadas só vão servir para dar mais trabalho e fazer com que você tenha uma preocupação extra. Por isso, fique atento ao limite de bagagem.

Leve apenas o que for essencial e adequado para as ocasiões que você vai viver em seu local de destino. Dentro do ônibus, é possível levar sua bagagem de mão, que deve ser aproveitada para carregar documentos, objetos de valor e dinheiro.

Leia mais:

5 dicas de lanches para viagens longas de ônibus

7 motivos para fazer uma viagem de ônibus

Viagem de ônibus? Confira 6 dúvidas mais frequentes

Monte um “kit de sobrevivência”

Montar um “kit de sobrevivência” pode ser de grande valia para quem vai viajar de ônibus, especialmente se a travessia levar horas a fio. Venda para os olhos, fones de ouvido, garrafinha d’água e algumas barrinhas de cereais podem ser uma boa pedida para que seu trajeto fique mais tranquilo e você não passe apertos.

Aproveite as paradas

As paradas do ônibus pelo caminho não estão programadas à toa: aproveite-as para esticar as pernas! Desça do veículo, faça um breve alongamento e deixe seu sangue circular. Assim você fica muito mais confortável e tranquilo para enfrentar mais horas de viagem e chega mais disposto ao seu destino.

Essas são algumas dicas importantes para você viajar de ônibus com comodidade. Essa é uma forma incrível de nos deslocarmos em nosso país e devemos usá-la sempre que possível. Tomando as atitudes certas, chegaremos ao nosso destino com segurança, no tempo esperado e com muito mais conforto!

Gostou das nossas dicas para viajar de ônibus de forma mais confortável? Tem mais itens para a lista? Mande um e-mail para [email protected]

***

Comprar passagem de ônibus

Pesquisar passagens de ônibus