Viajar é tudo de bom, mas em grupo é ainda melhor! É uma ótima forma de se aproximar de outras pessoas, todos saem mais unidos depois de viver uma aventura juntos. E se for em família melhor ainda! Mas é importante tomar certos cuidados para evitar situações chatas. Por isso, confira 10 dicas para planejar a viagem em família.

Planejar uma viagem com a família | Fonte: Banco de imagens

Planejar uma viagem com a família | Fonte: Banco de imagens

1. Envolva todo mundo

A experiência comprova que a gente fica mais feliz com aquilo que é resultado do nosso esforço e envolvimento. Por isso, planejar a viagem em família começa pelo envolvimento de tudo.

Para onde gostariam de ir? Preferem um lugar quente ou frio? O que gostariam de fazer? Ouvir tudo mundo pode expôr algumas desavenças, mas é a melhor forma de negociar. Por exemplo, definam serra este ano, praia no feriado seguinte e assim por diante.

2. Delegue tarefas

Cuidar de tudo é estressante e pode fazer com que você se esqueça de alguma coisa. Por isso, distribua responsabilidades entre a família. O filho que gosta de mapas pode ficar responsável por levá-los, conferir como é a cidade no Google Street View e medir as distâncias entre rodoviária, hotel e pontos turísticos.

Uma pessoa mais metódica e responsável pode cuidar de documentos, passagens, ingressos e assim por diante. Quem mais gosta ou tem habilidade com fotos vira o fotógrafo oficial da viagem. Enfim, aproveite as habilidades de cada um para planejar a viagem em família com mais tranquilidade.

3. Faça o máximo possível com antecedência

Quanto mais você trabalhar o “antes” da viagem, mais poderá curtir o “durante”. Compre passagens de ônibus com antecedência, assegurando os horários mais convenientes, os melhores preços e poltronas. Estas decisões também podem ser tomadas a partir de uma data específica: depois de comprado o ingresso de um show ou feitas as reservas em uma pousada para o feriado, por exemplo, fica bem mais fácil descobrir em quais datas e horários é preciso viajar.

4. Pense em atividades para todos

Uma vez definido o destino, faça o roteiro de forma que inclua pelo menos uma atividade que cada um realmente gostaria de fazer.

Alguém pode curtir visitar museus; outra pessoa quer tentar um esporte diferente; tem sempre alguém que quer visitar os pontos turísticos mais tradicionais e tirar fotos; outros ainda gostam de passar o tempo livre deitados na rede. É importante que cada pessoa tenha o “seu” momento na viagem em família.

Powered by Rock Convert