Nem sempre sabemos como funciona o transporte de bicicleta em ônibus de viagem, mas é bem mais simples do que parece! Para te ajudar, fizemos um compilado com todas as informações úteis para esclarecer de vez essa dúvida! Prepare a bike e vamos nessa!

Para começar, o transporte de bicicleta não tem uma legislação única. Para levar sua bike no bagageiro do ônibus, você deverá seguir as regras do limite de bagagem, ou seja, a bicicleta se iguala aos outros tipos de bagagem.

Seguindo as normas da ANTT, o passageiro pode transportar gratuitamente bagagem no ônibus, se observadas algumas regras:

  1. o peso máximo da bagagem é de 30 quilos;
  2. a maior dimensão pode ter até um metro.

Leia também:

5 viagens bate e volta para o Dia Mundial sem Carro

Saiba mais sobre transporte de animais em ônibus

Vale do Jequitinhonha: destino perfeito para mochileiros

É importante saber sobre o transporte de bicicleta…

Cada empresa de ônibus segue uma regra para o transporte de bicicleta, por isso é importante entrar em contato com a viação antes de viagem para entender as exigências.

Veja algumas das regras comuns:

  • o transporte é gratuito;
  • a bicicleta não precisa ser desmontada;
  • é preciso que a bicicleta esteja com etiqueta de identificação;
  • o transporte de bicicleta não pode causar dano à bagagem dos outros passageiros.

Fique atento!

Algumas empresas de ônibus exigem a nota fiscal para o transporte de bicicleta. Outras, ainda, fazem o transporte apenas em caixas, como uma encomenda.

***

Já transportou sua bike no ônibus? Tem uma história de viagem para contar? Manda um e-mail para a gente para o endereço [email protected] 🙂

Comprar passagem de ônibus

Pesquisar passagens de ônibus