Há curiosidades e informações sobre os principais pontos turísticos de uma cidade que certamente apenas um guia pode te contar. O problema é que muitas vezes passeios guiados têm preços salgados para o viajante, especialmente se for um mochileiro, que procura economizar sempre que possível. Entretanto, já é possível fazer tour de graça – ou quase isso – em grandes cidades do Brasil.

Esse tipo de tour é conhecimento como ‘free walking tour’ ou, em português, caminhada gratuita. É uma oportunidade incrível de você andar pelas ruas das principais cidades turísticas do Brasil ouvindo a história do lugar, sua arquitetura, descobrindo cantos e detalhes que passariam despercebidos sem um guia. Como o próprio nome já diz, é de graça – você só paga se quiser e quanto quiser. Ainda assim, vale lembrar que é uma prática dos turistas oferecerem uma gorjeta para o guia – sem valor fixado – ao final do passeio.

O tour de graça te dá uma visão geral de uma região da cidade, o que deixa tudo mais fácil depois na hora de escolher o que você deseja conhecer mais a fundo. Esses tipos de passeios já existem há alguns anos na Europa e em outras partes do mundo. No Brasil, timidamente, o movimento vem crescendo. Listamos abaixo 6 cidades brasileiras que oferecem o tour de graça. Bora arrumar as malas?

Caminhada Noturna_Tour de graça_São Paulo

Caminhada Noturna em São Paulo

São Paulo

Caminhada Noturna
As ruas da região central da cidade de São Paulo ficam mais animadas às quintas-feiras, a partir das 20h. Todas as semanas, um grupo de pessoas participam do projeto Caminhada Noturna, que promove um percurso cultural e gratuito, de 2 horas, pelas imediações do Teatro Municipal. É só chegar para participar desse tour de graça! O bacana é que a caminhada conta sempre com a participação de especialistas de áreas como Arquitetura, Artes Plásticas, Urbanismo, História, entre outras.

Mais informações aqui.

SP Free Walking Tour
Neste tour de graça pela cidade de São Paulo, você poderá ter uma visão histórica e cultural da metrópole, acompanhado de um divertido guia turístico. A SP Free Walking Tour oferece três roteiros diferentes na cidade, todos com 3 horas de duração: Old Downtown Tour, Paulista Ave Tour e Vila Madalena. O passeio a pé é feito em inglês e direcionado a estrangeiros, entretanto brasileiros também são muito bem vindos. Uma boa maneira também de praticar o inglês, não é? Nesse passeio, os guias trabalham o conceito “pague o quanto vale”, ou seja, dê uma gratificação no valor que desejar ao final do tour. Não é preciso agendamento prévio; basta chegar com 20 minutos de antecedência nos pontos de encontros de cada roteiro.

Mais informações aqui.

Curitiba

O Curitiba Free Walking apresenta a história da cidade, suas curiosidades e lugares incríveis que apenas os “locais” costumam frequentar. Dá pra imaginar o quanto esse tour de graça pode te render de dicas sobre Curitiba, não é?! Os guias, que são turismólogos, passam 2 horas com os viajantes pelo centro histórico da cidade. Os passeios acontecem aos sábados, às 11h e o ponto de encontro é na Escadaria da Universidade Federal do Paraná, localizado na Praça Santos Andrade. Ao final do tour, os viajantes dão uma gorjeta ao guia.

Mais informações aqui.

Recife

O Olha! Recife, projeto da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, oferece diversos passeios de graça. Os tours acontecem em uma caminhada, de ônibus ou de bicicleta. Há diversos roteiros, com passeios pelos principais atrativos do Recife, revelando um novo olhar sobre a capital.

Mais informações aqui.

Porto Alegre

O Free Walk Poa oferece tour de graça em Porto Alegre. Os passeios a pé e gratuitos contam um pouco sobre as lendas e histórias da capital dos gaúchos. Há quatro roteiros: o do Centro Histórico; o do Bom Fim (primeiro bairro boêmio da cidade); o Moinho de Ventos (considerado o bairro mais elegante da capital) e o da Cidade Baixa (região marcada pelo agito noturno). Ao final do passeio, apesar de gratuito, os turistas dão uma gorjeta ao guia.

Mais informações aqui.

Rio de Janeiro

Rio Free Walking Tour
Faça chuva ou faça sol esse tour de graça acontece. Os passeios a pé pela Rio Free Walking Tour na Cidade Maravilhosa têm duração de 2 a 3 horas e funcionam com o lema: você escolhe quanto quer pagar. Você pode optar entre os dois roteiros oferecidos: Centro Histórico/Lapa e Porto Maravilha. No tour de graça no centro histórico e na Lapa, você terá a oportunidade de caminhar ouvindo histórias e curiosidades sobre pontos turísticos como a escadaria Selarón, Aquedutos da Lapa, entre outros. Já no roteiro do Porto Maravilha, o passeio a pé acontece na Praça Mauá e entorno, onde serão contadas histórias sobre a Pedra do Sal, o Museu da Arte do Rio, o Museu do Amanhã, etc.

Mais informações aqui.

Free Walker Tours
São três roteiros à sua escolha: Copacabana e Ipanema, Centro e Lapa e Zona Portuário do Rio de Janeiro. Esse tour de graça é feito em inglês e direcionado a estrangeiros, mas brasileiros também são muito bem vindos. Não é necessário fazer a reserva com antecedência. Apenas apareça nos pontos de encontros dos diferentes roteiros oferecidos, nos horários fixados. Ao final do tour, dê uma gorjeta ao guia no valor que desejar.

Mais informações aqui.

Leia também:
5 erros mais comuns de mochileiros de primeira viagem
9 lugares no Brasil para uma viagem econômica!
5 cidades históricas para conhecer de ônibus

Paraty

Paraty é uma cidade cheia de histórias. Conhecê-las em um passeio a pé e gratuito é um convite irrecusável. A Free Walker Tour promove esse tour de graça pelo centro histórico de Paraty, contando os segredos e tesouros escondidos dessa cidade encantadora. Entre outros pontos turísticos, você vai ver a antiga cadeira de Paraty, o antigo mercado e todas as igrejas construídas no centro histórico. Dicas de diversão e fatos curiosos também serão compartilhados. O free walking tour acontece todos os dias, exceto às quartas-feiras, às 10h30 em português e às 17h em inglês. O valor pelo tour? Você quem escolhe.

Mais informações aqui.

E você, já fez algum free walking tour? Quer contar sua experiência em nosso blog? Envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua experiência!

Comprar passagem de ônibus

Pesquisar passagens de ônibus