Conheça 5 tipos diferentes de ônibus

Você sabia que existem ao menos cinco tipos de ônibus? Quando arrumar as malas para viajar, é importante que você entenda as principais características de cada categoria de ônibus. Basicamente, existem cinco tipos: Ônibus Convencional, Executivo, Semi-Leito, Leito e Leito-cama.

No momento de escolher um desses tipos de ônibus, é necessário considerar alguns fatores, como a duração da viagem, o conforto que você deseja e os serviços oferecidos. As principais características de cada categoria assim como a nomenclatura, podem variar de acordo com a empresa de ônibus.

Detalhamos abaixo as características gerais de cinco diferentes tipos de ônibus.

Veja também:

Vai viajar de ônibus? Confira 6 dúvidas mais frequentes
8 dicas para você viajar tranquilo de ônibus
Documentos necessários para viajar de ônibus

Ônibus convencional: simples e com menor custo

É o mais econômico e básico dos tipos de ônibus oferecidos pelas empresas. É o mais indicado para viagens de curta duração, pois não oferece serviços extras e, normalmente, possui poltronas convencionais acolchoadas, mas pouco reclináveis.

Essa categoria possui cerca de 42 lugares, comportando os passageiros com exatidão, mas sem folgas. Alguns ônibus contam também com ar-condicionado e banheiro.

Ônibus executivo: mais espaçoso

Esse tipo de ônibus possui um número menor de poltronas, permitindo assim um espaço muito mais amplo para os assentos e apoio para pernas.

Powered by Rock Convert

Além do ar-condicionado, algumas empresas costumam contar com serviços extras, como água à bordo.

Ônibus semi leito: mais conforto

Destinados a viagens mais longas, o ônibus semi leito oferece mais conforto e tranquilidade ao passageiro.

Nesse tipo de ônibus, as poltronas se reclinam mais e, por isso, são mais confortáveis. Além disso, alguns possuem TV, geladeira, apoio para as pernas e serviço de bordo.

Ônibus leito: ideal para viagens longas

Se você quer conforto pra valer em uma viagem de horas, a melhor opção é o ônibus leito. O número de passageiros nesse tipo de ônibus não costuma ultrapassar 28 e os assentos possuem descanso de pernas.

Também oferecem extras que podem fazer toda a diferença durante uma viagem longa: poltronas duplas e anatômicas, assentos que viram uma verdadeira cama. Além de manta, travesseiro e geladeira.

Ônibus leito-cama: muito mais conforto

Entre os diferentes tipos de ônibus, este é uma perfeita opção para viagens mais longas e cansativas, pois permite que os passageiros tenham um sono tranquilo nas camas e poltronas que possuem amplo espaço e conforto.

Para transportar crianças e idosos, que precisam de cuidados especiais, o ônibus leito-cama também pode ser a categoria ideal. Normalmente, esse tipo de ônibus oferece camas individuais, travesseiro, cobertores, geladeira, serviço de bordo e até kit lanche para algumas linhas.

Veja também as normas da ANTT para os tipos de ônibus.

A dica é sempre se informar sobre os serviços oferecidos por cada viação para o tipo de ônibus escolhido, assim você pode comparar e escolher a opção mais ideal para a viagem que você está planejando.