Quem conhece não discorda: Tiradentes é uma das cidades históricas mais charmosas de Minas Gerais. Por lá, o caminhar é lento, como impõe o calçamento centenário, e o roteiro turístico sem muitas obrigações a cumprir. Afinal de contas, os principais atrativos do lugar são justamente a calmaria com que as pessoas levam a vida e a atmosfera que faz qualquer um viajar para o passado. Ainda assim, há passeios imperdíveis em Tiradentes, que vão além do circuito religioso e de museus.

A pequenina e tranquila cidade, envolta pela paisagem da Serra de São José, tem belíssimos ateliês de arte, além das delícias da cozinha mineira e a simplicidade dos costumes do povo que por lá têm a sorte de viver. Para ajudar você no roteiro de viagem para a cidade, reunimos neste post uma lista com os passeios imperdíveis em Tiradentes, que propõem experiências diferentes e para os gostos mais diversos. A ideia é mostrar o que a cidade tem além das belas igrejas e museus. Partiu Tiradentes?

Ao final do texto, veja como chegar de ônibus em Tiradentes a partir de R$ 52.

#1 – Subir a Serra de São José

Serra de São José, Tiradentes - MG | Foto: Banco de Imagens

Serra de São José, Tiradentes – MG | Foto: Banco de Imagens

Nem só de roteiros gastronômicos e igrejas barrocas vive o turismo de Tiradentes. A Serra de São José rodeia a cidade e oferece trilhas que levam a cachoeiras e mirantes a até 1.260 metros de altura. Um dos percursos favoritos dos turistas é a Trilha do Carteiro, que exige quase 7 km de caminhada. A trilha não é difícil, pois boa parte do trajeto é plano e permeado de vegetação da Mata Atlântica.

Ao longo do percurso, você irá se deparar com o Refúgio das Libélulas, uma das localidades mais ricas do mundo em espécies de libélulas; com as “calçadas”, caminhos abertos pelos escravos no século 18 para o transporte de ouro; e com piscinas naturais. Além de todas essas belezas, o visitante passará pela Cruz do Carteiro, que dá nome à trilha. Segundo relatos de moradores, a singela cruz simboliza a morte de um carteiro que faleceu ali há muitos e muitos anos. Hoje, o lugar acumula diversas pedras amontoadas e, reza a lenda, que todos que por ali passam também devem deixar um cascalho.

É possível fazer a trilha sem guias, mas recomendamos que você contrate uma agência de turismo para fazer o percurso com mais segurança e tranquilidade. Você pode conferir a relação de agências da cidade que fazem este e outros passeios imperdíveis em Tiradentes.

#2 – Dar um pulinho em Bichinho

A Casa Torta, Tiradentes - SP | Foto: Banco de Imagens

A Casa Torta, Tiradentes – SP | Foto: Banco de Imagens

Bichinho, distrito vizinho de Tiradentes, é para quem ama arte! O polo artístico da região nasceu graças a iniciativa do artesão Antônio Carlos Bech, mais conhecido como Toti, que chegou ali em 1991 e fundou a Oficina de Agosto. O objetivo do espaço era ensinar artesanato para a comunidade e, assim, gerar renda. Deu tão certo que hoje o lugar é reconhecido internacionalmente, o que também acabou deixando os preços das peças mais salgados.

Ainda que você não queira gastar com os artesanatos, vale a visita, pois no vilarejo o que não falta são pessoas interessantes, cheias de histórias para contar e muito a ensinar. A Casa Torta, por exemplo, é um ótimo lugar para conhecer em Bichinho. Além de exótica – a frente da casa é literalmente torta (como na foto) -, a Casa é um pouco de tudo: café, bistrô, cozinha, teatro e espaço para brincar. Aqui você confere a programação cultural da Casa Torta. 

Partindo do centro de Tiradentes, você percorre uma estrada de terra com aproximadamente 8 km até chegar em Bichinho.

Mais informações:
http://www.bichinho.net/

Powered by Rock Convert

Leia também:
O Mar de Minas: aproveite Capitólio em um roteiro de dois dias
O que fazer em Brumadinho: descubra 6 passeios imperdíveis

#3 – Comer os quitutes do Chico Doceiro

Chico Doceiro, Tiradentes - MG | Foto: Banco de Imagens

Chico Doceiro, Tiradentes – MG | Foto: Banco de Imagens

A vendinha do Chico Doceiro não poderia ficar de fora da lista de passeios imperdíveis em Tiradentes. O motivo? O lendário doceiro prepara iguarias mineiras em enormes tachos de cobre, tudo com muito cuidado e carinho. Ah, e os doces são vendidos a preços justos!

É aquela paradinha que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Tiradentes. Apenas prove o canudinho de doce de leite e você entenderá o porquê recomendamos o Chico Doceiro!

Mais informações
Rua Francisco Pereira Morais, nº 74.
Tel: (32) 3355-1900
Facebook do Chico Doceiro 

#4 – Visitar o Largo das Forras e a Rota dos Ateliers

Para aqueles que adoram lojinhas e ateliês de arte e artesanato típico, Tiradentes é um paraíso. O Largo das Forras, uma praça no coração do centro histórico da cidade, reúne lojas de artesanato com brasilidades e mineiridades de todos os tipos. As prateleiras das lojinhas são forradas de cerâmicas, telas e enfeites de madeiras, de ferro e até de pedra-sabão. Este é o lugar para você comprar as lembrancinhas de Tiradentes para os parentes e amigos.

 

O Largo das Forras, Tiradentes - MG | Foto: Banco de Imagens

O Largo das Forras, Tiradentes – MG | Foto: Banco de Imagens

Além das dezenas de lojinhas ao redor do Largo das Forras, Tiradentes tem uma grande concentração de ateliês de arte, sendo que 14 deles formam a Rota dos Ateliers (mapa acima) e estão abertos ao público. Certamente este é um dos passeios imperdíveis em Tiradentes. 

#5 – Caminhar pelos bairros

Dar uma volta pelos bairros fora do centro histórico de Tiradentes pode ser fascinante. É ali que você vai encontrar os aspectos realmente locais e ver gente simples, que cumprimenta com um sorriso tímido e acolhedor no rosto. É nos bairros mais afastados que você também vai ver as crianças brincando na rua e as pessoas olhando pela janela, o que nos faz refletir sobre o tempo e o que fazemos com ele atualmente, na vida moderna.

Para isso, não precisa ir muito longe! Nas proximidades do Chico Doceiro você já consegue ter uma dose da mineiridade de Tiradentes.

#6 – Assistir ao Pôr do Sol da Igreja São Francisco de Paula

Se você é daqueles que gostam de apreciar um pôr do sol, não perca o entardecer do alto do morro em frente à Igreja São Francisco de Paula. O lugar oferece a melhor vista para o centro histórico de Tiradentes! Tanto, que é concorrido. Por isso, chegue por volta das 17h30 para garantir um bom lugar.

Como chegar de ônibus em Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes - MG | Foto: Banco de Imagens

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes – MG | Foto: Banco de Imagens

A empresa de ônibus Transur tem linhas diariamente de Juiz de Fora para Tiradentes, com passagens que custam a partir de R$ 52.

Pesquisar passagens de ônibus