O litoral de Santa Catarina preserva belezas naturais surpreendentes, cidades praianas cheias de charme e muitas opções para quem deseja descansar nas férias, no feriado ou nas viagens de final de semana curtindo o mar e a areia.

Itajaí, localizada no litoral centro-norte catarinense, é uma cidade de praia badalada e repleta de atrações turísticas. Conheça mais sobre esse destino e veja alguns motivos para conhecer Itajaí na sua próxima viagem!

Polo econômico

Itajaí fica localizada em uma região estratégica do estado de Santa Catarina, ligada aos principais aeroportos e rodovias da região. A cidade tem o maior PIB do estado e a atividade econômica é alavancada por setores como a logística, a construção civil e as atividades industriais.

Além disso, o complexo portuário de Itajaí é o segundo maior do país em movimentação de contêineres e tem o único píer exclusivamente turístico do Brasil, que atrai navios e transatlânticos em rotas turísticas pela região.

Mercado centenário

O Mercado Público Municipal de Itajaí é uma construção imponente, de 1917, que foi restaurada e funciona até hoje. Mantendo as características da construção original, o Mercado Municipal é uma das principais atrações turísticas da região e conta com lojas que comercializam artesanato, peixes frescos e frutos do mar, além de ter um restaurante especializado na culinária regional.

Também vale conferir o mercado do peixe, repleto de lojinhas que vendem frutos do mar, além de mesas onde as iguarias são servidas. Aos sábados, a atração são as apresentações de chorinho e samba.

Marejada

Com o título de maior festa portuguesa do Brasil, a Marejada é um evento tradicional que acontece sempre no mês de outubro em Itajaí. São mais de 600 atrações entre danças típicas, apresentações musicais, bailes, folclore português e regional, além de comidas típicas e iguarias portuguesas.

Arquitetura

Com casarões e construções que datam do século XIX, o centro histórico de Itajaí é uma atração à parte. Os casarões coloniais da cidade são imponentes e abrigam diversos pontos turísticos, como a Casa da Cultura Dide Brandão, uma construção de 1913, e o Museu Histórico, que fica no Palácio Marcos Conder, de 1925, antiga sede da prefeitura.

O principal cartão-postal da cidade é a igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, inaugurada em 1955. A igreja tem arquitetura gótica e o interior é decorado com obras dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli.

Belezas naturais

A cidade de Itajaí tem diversas praias para todos os gostos. As mais calmas são as praias do Morcego, Geremias e Cabeçudas. Quem gosta de curtir as ondas já prefere as praias Brava e Atalaia, frequentadas por jovens e surfistas.

Ponto de surfe

A praia Brava é um dos destinos mais concorridos para a prática de surfe no estado de Santa Catarina. Com ondas perfeitas e águas límpidas, a praia Brava já sediou uma etapa do WQS, a divisão de acesso do circuito internacional de surfe. Outro esporte radical praticado na região é o voo livre. A praia Brava também é o point dos jovens e tem programação noturna agitada durante feriados e na alta temporada.

Seja para uma viagem rápida ou para uma temporada mais longa, Itajaí é um destino imperdível no litoral de Santa Catarina para quem quer curtir o mar. Agora que você já conhece esse roteiro, confira as dicas que preparamos para te ajudar a arrumar as malas!

Comprar passagem de ônibus

 

Pesquisar passagens de ônibus