Minas Gerais é um estado maravilhoso, cheio de história, gente hospitaleira, belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego. Talvez seja difícil conhecer lugares do interior mais distantes da capital, mas se você está de passagem em Belo Horizonte ou mesmo se é um morador procurando programas diferentes, está no lugar certo.

Separamos uma lista de roteiros incríveis para se conhecer nas redondezas de Belo Horizonte, tão perto que dá pra fazer um bate e volta. Sem stress e sem grandes planejamentos – ótima forma para aliviar o stress. Quer saber quais são? Então confira nossa lista!

Roteiros para Ouro Preto

Roteiros de final de semana: 5 viagens bate e volta saindo de Belo Horizonte

Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com obras de pedra-sabão de Aleijadinho

Situada a 98 km de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma cidade histórica que merece a visita. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade que abriga o maior conjunto arquitetônico barroco do Brasil é uma atração à parte. Um lugar que parece ter parado no tempo, te remetendo às épocas da escravidão e do garimpo. Conheça o Centro Histórico, o Museu da Inconfidência, o Museu do Oratório, o Museu da Mineralogia e as diversas Igrejas espalhadas por lá.

Inhotim

Roteiros de final de semana: 5 viagens bate e volta saindo de Belo Horizonte

Vista do parque do Inhotim, em Brumadinho (MG)

Localizado na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim reúne um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país, além de ser considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. O Instituto fica localizado dentro da Mata Atlântica e possui uma área de visitação de mais de 96 hectares, compreendendo lagos, galerias, jardins, edificações e fragmentos de mata. Simplesmente imperdível.

Powered by Rock Convert

Serra do Cipó

Localizada a 90 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é parada obrigatória para os amantes da natureza. Com uma enorme variedade de vegetação e fauna, o Parque Nacional Serra do Cipó possui mais de 100 mil hectares de matas, campos, cerrados, cavernas, cânions, sítios arqueológicos e cachoeiras. Uma boa dica é conhecer o vilarejo de Lapinha da Serra, um lugar simples, aconchegante e, ao mesmo tempo, maravilhoso! Ótimo para renovar as energias.

Tiradentes

Roteiros de final de semana: 5 viagens bate e volta saindo de Belo Horizonte

Maria-fumaça que corta a cidade de tiradentes <3

Distante 189 km de Belo Horizonte, Tiradentes é outra cidade histórica que vale a pena visitar. Localizada no município de São João del-Rei, Tiradentes, assim como Ouro Preto, possui diversas Igrejas que merecem a visita. Vale também conhecer os Museus espalhados pela cidade, a Serra de São José e fazer o passeio de maria-fumaça até São João – são 12 km de percurso, às margens do Rio das Mortes. Uma ótima atração da cidade é a Mostra de Cinema, que acontece em Janeiro e reúne turistas do Brasil inteiro.

Sete Lagoas

Situada a 70 km da capital mineira, Sete Lagoas é uma cidade charmosa que vale a visita! O município integra o circuito turístico das Grutas, uma parada obrigatória é a Gruta Rei do Mato, com 235 metros de extensão, 3 salões repletos de pinturas rupestres, que datam de 6 mil anos. Esta gruta possui formações rochosas impressionantes e únicas no Brasil! Os roteiros da cidade incluem a Lagoa Paulino, o Centro Cultural Nhô Quim Drumond (Casarão), o Centro de Apoio ao Turista Presidente Juscelino Kubitschek (Cat JK) e a Serra de Santa Helena, onde é possível assistir a saltos de voo livre.

E então, gostou das nossas dicas? Há muitos lugares interessantes para se conhecer nos arredores de Belo Horizonte. Não perca a chance!