Nosso Brasil é mesmo farto em belezas naturais e culturais. E entre as belezas do sul do país, a Serra Gaúcha se destaca por suas paisagens deslumbrantes, charmosas cidades com arquitetura europeia, gastronomia de primeiro mundo, vinhos de alta qualidade, chocolates e várias outras delícias.

Há muito o que ver na Serra Gaúcha e tudo é imperdível. O melhor, então, é ir muitas vezes, pois a gente sempre volta para casa com vontade de ter ficado mais tempo por lá. Nesse post, vamos sugerir dois roteiros, para dois fins de semana diferentes: o primeiro para viajar com as crianças e o segundo para os apreciadores de vinhos. Confira!

Como chegar lá

A Serra Gaúcha é facilmente acessada a partir de Porto Alegre. Você pode chegar lá de carro ou de ônibus, saindo da capital gaúcha, ou então voar de vários pontos do Brasil direto para Caxias do Sul. De lá, é fácil alugar um carro ou se deslocar de ônibus para visitar as outras cidades.

Gramado e Canela: a família vai amar!

Gramado é um pedacinho da cultura alemã no Brasil. Arquitetura, culinária, festas, costumes, tudo tem influência da imigração germânica. Gramado e Canela são duas cidades repletas de atrações para a criançada e a família toda se divertir. Uma boa ideia é começar o dia cedo, para ver as primeiras quatro atrações em um dia e as outras no dia seguinte.

Mini Mundo

Conheça a serra gaúcha, visite o Mini Mundo em Gramado

Mini Mundo, Gramado – RS | Fonte: Banco de Imagens

Uma cidade em miniatura, com castelos, casas, igreja, aeroporto, estação de trens e bonequinhos representando os moradores.

Lago Negro

Conheça a serra gaúcha, visite o Lago Negro em Gramado

Lago Negro, Gramado – RS | Fonte: Banco de Imagens

O lago e seu belo entorno é um ótimo lugar para caminhar ou navegar sobre as águas nos barquinhos e pedalinhos. Fica perto do Mini Mundo.

Aldeia do Papai Noel

Conheça a serra gaúcha, visite o Aldeia do Papai Noel em Gramado

Aldeia do Papai Noel, Gramado – RS | Fonte: Banco de Imagens

As crianças vão amar entrar na casa do Papai Noel, ver os bonecos de neve, as renas e aprender tudo sobre a história do bom velhinho.

Powered by Rock Convert

Mundo do Chocolate

Conheça a serra gaúcha, visite o Mundo do Chocolate em Gramado

Mundo do Chocolate, Gramado – RS | Fonte: Banco de Imagens

Uma fábrica de delícias, com esculturas gigantes de chocolate e uma loja que oferece uma variedade enorme de chocolates.

Alpen Park

Conheça a serra gaúcha, visite o Alpen Park em Canela

Alpen Park, Canela – RS | Fonte: Banco de Imagens

Diversão para crianças e adultos, com montanha russa, tirolesa, escalada, arvorismo, rapel, cinema 4D e várias outras atrações.

Parque do Caracol

Belíssimo parque natural, com teleférico para admirar a impressionante Cascata do Caracol no topo do mirante.

Bento Gonçalves para os amantes do vinho

Adorou Gramado e Canela? Então, no próximo fim de semana, pegue o ônibus em Porto Alegre e vá direto a Bento Gonçalves para conhecer as vinícolas brasileiras do sul. O forte aqui é o enoturismo: faça vários brindes a Baco (ou Dionísio), o deus do vinho!

Vale dos Vinhedos

Conheça a serra gaúcha, visite o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS | Fonte: Banco de Imagens

Em 1875, os primeiros imigrantes italianos se instalaram no belo vale localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. São cerca de 80.000km2 por onde se espalham inúmeras vinícolas, desde as pequeninas de produção familiar até as grandes, como a Miolo, Salton e Casa Valduga, a maioria delas aberta a visitação pública. Você conhece todo o processo de produção de vinho, desde os vinhedos até o armazenamento. No final, aprende o ritual da degustação e aproveita para renovar o estoque de sua adega.

Caminhos de Pedra

Uma estrada antiga de cerca de 10km de extensão, ladeada de construções de pedra da época da imigração italiana abertas a visitação. Passe o dia inteiro por lá, pois há muito o que apreciar: vinícolas, a casa do mate, para saber como se produz a erva para o chimarrão dos gaúchos, a casa do tomate, a casa da ovelha e cantinas históricas para saborear a deliciosa culinária italiana.

Esperamos que você faça os dois roteiros acima e que volte muitas outras vezes à Serra Gaúcha. Conte para nós sobre suas viagens deixando seus comentários no blog!