O feriado da Revolução Farroupilha, celebrado no dia 20 de setembro, é a maior comemoração estadual do Rio Grande do Sul. Para os viajantes, a data também é uma ótima oportunidade para arrumar as malas e partir para novos destinos. Como o Sul do país reserva inúmeras surpresas e paisagens de tirar o fôlego, não é preciso ir muito longe para apreciar a beleza desse estado.

Confira abaixo destinos incríveis que o Rio Grande do Sul oferece para quem decidir explorar a região no feriado da Revolução Farroupilha. Também entenda como chegar em cada um deles! 🙂

1 – Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos - Guichê Virtual

Vinhedos da Serra Gaúcha

Localizado na Serra Gaúcha, a 130 km de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos é um destino muito atraente aos turistas que desejam fazer viagens curtas e descobrir novas possibilidades. A região compreende o território limitado pelo triângulo formado pelas cidades Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, igualmente imperdíveis de visitar.

O Vale é um roteiro perfeito para quem ama vinho e temperaturas amenas. O cenário, formado por colinas, montanhas e vinícolas, encanta ainda àqueles que não abrem mão de uma boa gastronomia e belas paisagens.

Como chegar de ônibus no Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves está a 124 km de Porto Alegre e tem acesso pela RS-470, já Garibaldi está a 110 Km da capital gaúcha e tem acesso pela RS-470 e, por fim, Monte Belo do Sul está a 130 km de Porto Alegre e tem acesso pela BR-116 e pela BR-290.

Você pode viajar com as empresas Expresso São Pedro e Viasul até a cidade de Bento Gonçalves e Garibaldi.

2 – Parque Nacional de Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra, lugar ideal para os amantes da natureza, fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele reserva, ao longo de aproximadamente 13 mil hectares, penhascos e campos, além de cânions que rendem belas fotos.

O cartão-postal do Parque é o cânion de Itaimbezinho, que possui paredões verticais que atingem 900 metros de altura e chegam a sete quilômetros de extensão. A paisagem oferece ainda uma infinidade de cachoeiras e rios.

Uma das entradas para o Parque fica em Cambará do Sul, localizada a cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre. Uma excelente pedida para uma viagem de ônibus bate e volta no feriado da Revolução Farroupilha!

O ingresso para entrar no Parque custa R$ 6 por pessoa e R$ 5 por carro estacionado. As visitações acontecem de quarta a domingo e, em feriados, das 9 às 17h.

Como chegar:

O cânion Itaimbezinho localiza-se a 18 km de Cambará do Sul e tem acesso pela RS-427.

3 – Torres

Torres - Praia da Guarita - Guichê Virtual

Praia da Guarita. Imagem: Marcos Alexandre

Todo o trecho até Torres é considerado um dos mais lindos do litoral gaúcho! Principalmente por conta de sua vista exuberante, clima litorâneo e, claro, seu mar esverdeado. E não poderia ser diferente, afinal o cartão postal da cidade é a Praia da Guarita, um lugar inenarrável que é decorado com penhascos ao redor.

O centro da cidade também não deixa a desejar, por lá você encontra pontos turísticos, visuais incríveis e, ainda, conhece mais sobre o jeitinho e a história da região. A tranquilidade da cidade se torna o destino ideal para descansar, principalmente se você quer aproveitar o feriado da Revolução Farroupilha para viajar.

Como chegar de ônibus em Torres

A Expresso São José e JBL Turismo tem itinerários até a cidade.

Leia mais:

Veja o que fazer em Passo Fundo (RS)
Conhecendo o Sul do Brasil
9 passeios diferentes em Gramado

4 – São Francisco de Paula

São Francisco de Paula - Guichê Virtual

Vista de São Francisco de Paula

É um ótimo destino para quem curte natureza. A localização de São Francisco de Paula não poderia ser mais perfeita, afinal a cidade é cravada na Serra Gaúcha, a meio caminho entre Gramado e o Parque Nacional de Aparados da Serra.

A cidade é rica em cascatas e lagos e oferece uma natureza quase que intocável ao viajante. Algumas das principais atividades de ecoturismo e de aventura são: Cascata da Ronda; Parque das Cascatas; Passo da Ilha; Parque das 8 cachoeiras; travessia do cânion Josafaz, entre outras.

Como chegar:

A cidade está a 130 km de Porto Alegre e tem acesso pela BR-116 e pela BR-290.

5 – Caxias do Sul

Caxias do Sul - Guichê Virtual

Imagem de divulgação

O sul e sua especialidade em vinhos… Caxias do Sul também é muito conhecida pela sua variedade de vinhos, espumantes e boas especiarias. A cidade é repleta de vinícolas e cantinas e, para quem não sabe, Caxias também sedia a Festa Nacional da Uva – considerada a maior festa da uva do Brasil.

E é claro que não podemos deixar de lado os 6 roteiros turísticos pela cidade. E tudo fica ainda mais lindo de se ver graças a influência da cultura italiana sobre a cidade e sua história.

Vale a pena aproveitar o feriado da Revolução Farroupilha para ir conhecer Caxias do Sul!

Como chegar de ônibus em Caxias do Sul

As empresas Reunidas e Viasul fazem viagens até a cidade.

***

Bora viajar no feriado da Revolução Farroupilha? Então faça as malas e veja no nosso site qual rota combina melhor com a sua viagem!

Pesquisar passagens de ônibus