O sul do Brasil é o destino preferido dos turistas durante o inverno, graças às temperaturas mais baixas e aos atrativos promovidos para essa época do ano. Entretanto, as praias do sul do Brasil reservam grandes surpresas para quem deseja curtir o verão na região.

Saindo do roteiro tradicional, o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode ser uma alternativa aos turistas que buscam aliar economia às belas praias.

Na litoral sul, é possível encontrar paisagens intocadas e exóticas, com mata nativa e águas cristalinas. Listamos seis praias do sul do Brasil para te ajudar no roteiro de verão.

Praia da Guarita – Torres (RS)

Este paraíso fica a aproximadamente 200 km de distância de Porto Alegre e integra a área de proteção ambiental do Parque da Guarita. É certamente uma das praias mais belas do Rio Grande do Sul, graças às suas falésias. A praia é cercada por mata nativa, o que completa a paisagem de tirar o fôlego.

Na alta temporada, as areias largas e douradas são disputadas pelos turistas, especialmente por surfistas que encontram boas ondas. Apesar do mar agitado, a Praia da Guarita é uma boa opção também para a família, já que oferece amplos espaços para a prática de futebol, vôlei e brincadeiras em geral. É necessário apenas levar o próprio lanche, pois a praia não tem barracas nem quiosques.

Praia da Atlântida – Capão da Canoa (RS)

Praia Atlântida, uma das praias do Sul do Brasil

Praia Atlântida, em Tramandaí | Foto: Banco de imagens

Esta praia fica entre os municípios de Capão da Canoa e Xangri-lá. É uma das melhores praias do sul do Brasil e costuma atrair os jovens que procuram boas ondas para a prática do surfe. Além disso, a Praia da Atlântica tem boa estrutura, com bares e barracas à disposição dos visitantes.

O pôr do sol da praia garante boas fotos para os viajantes. Nas noites de verão o agito aumenta, é possível curtir baladas e bares à beira-mar, ouvindo boa música e degustando petiscos saborosos.

Praia das Cabras – Tramandaí (RS)

Situada na divisa entre o balneário de Cidreira e Tramandaí, essa praia paradisíaca possui 10 km de dunas móveis intocadas, um dos únicos ainda preservados do norte gaúcho. As dunas ficam dispostas lado a lado e, por conta da ação do vento, se movimentam. Incrível, não?

Além disso, a fauna e flora da Praia das Cabras impressiona com a presença, inclusive, de espécies em extinção. É uma paisagem exuberante e intocada, que convida viajantes de todo o país a descobrirem os encantos desse lugar.

Leia também:

8 praias nordestinas que vão te deixar impressionado
6 serras brasileiras para conhecer antes de morrer
Horário de verão: 5 lugares para ver o pôr do sol

Powered by Rock Convert

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

Praia do Estaleiro, uma das praias do Sul do Brasil

Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú | Foto: Banco de imagens

A Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, é perfeita para quem está procurando tranquilidade nas praias do Sul do Brasil. Fica a 17,5 quilômetros do centro. Para chegar até a praia tem um pequeno trecho em que é possível ir de carro. Contudo, passando esse trajeto o acesso é a pé pela faixa de areia.

O mar é muito límpido e azul, com uma larga faixa de areia fofa. Os morros cercados de vegetação verde ajudam a proteger o lugar. O local é pouco habitado, por isso o turista deve levar algo para comer e beber. Também não é indicado para o banho de mar, pelas ondas das águas revoltas.

Praia Grossa – Itapema (SC)

Itapema é uma pequena cidade localizada no litoral de Santa Catarina. Quase todas as praias de lá são paradisíacas, mas selecionamos a Praia Grossa, também conhecida como Praia do Cabeço.

A Mata Atlântica e as pedras compõem o visual do local, o que torna uma das mais belas praias do Sul do Brasil. É super indicada para quem está em busca de sossego, porque conta com um grande número de área verde (mais de 500 metros) em sua costa, perfeita para descansar e fazer uma boa caminhada. Sem contar que a água cristalina do mar é um dos maiores atrativos dessa praia.

O acesso para a praia é feito a pé por uma trilha, que tem cerca de 1,5 quilômetro de distância. O início da caminhada é perto do Mirante do Encanto. É recomendável que o turista leve itens para passar o dia, como comida e bebidas.

Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)

Ilha do Campeche, uma das praias do Sul do Brasil

Ilha de Campeche, Florianópolis | Foto: Banco de imagens

Conhecida pelas mais belas praias do Sul do Brasil, Floripa tem em sua lista diversos destinos imperdíveis. Mas tem um que deve estar no seu próximo roteiro, a Ilha do Campeche.

Para chegar até o local é necessário ir de barco e tem limitação no número de pessoas, são permitidos 800 visitantes por dia, por conta do ecossistema frágil de preservação da região. O local em que se pega os barcos fica na região também chamada de Campeche.

O que deixa os turistas que vão para lá encantados é a vegetação da Mata Atlântica, que cobre morros e a costa do lugar. O mar com água verde esmeralda e areia fina deixam o cenário da ilha ainda mais exuberante. O mar tem poucas ondas e agrada muito a mergulhadores e crianças.

Como chegar nas praias do Sul do Brasil

Você pode chegar aos seis destinos e a outras cidades litorâneas do sul do Brasil com a Expresso São José. A viação disponibiliza passagens para Florianópolis, Tramandaí e Torres com preços amigáveis, diariamente.

***

Quer contar sua experiência em nosso blog? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem!