Pelo Brasil afora, há inúmeras cidades bastante atrativas para curtir o inverno, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é uma delas. A cidade tem fortes tradições gaúchas e oferece diversas atrações para os viajantes, tudo a preços mais acessíveis que outras cidades turísticas do Sul do país. Confira abaixo o que fazer em Passo Fundo, especialmente em uma visita durante o inverno!

Tradição

O que fazer em Passo Fundo: Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda

Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda (CTG), Passo Fundo – RS | Foto: Banco de Imagens

Caracterizada pelo clima temperado, média de 17ºC durante o ano, Passo Fundo é marcada pela tradição gaúcha. Os turistas que passam pelo local, sobretudo os que não são da região Sul, devem visitar o Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda (CTG). Além de conhecer mais sobre a cultura local, os visitantes podem conferir as apresentações de danças e saborear as comidas típicas.

Outro ponto turístico a ser explorado é o Parque Roselândia, que fica nas imediações do CTG Lalau Miranda. Durante o passeio pela área verde do parque, você pode tomar o tradicional chimarrão, erva-mate que não pode faltar em uma roda de gaúchos, deixando o clima mais quente e acolhedor.

Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda

Endereço: R. Uruguai, 11 – Centro, Passo Fundo
Telefone: (54) 3313-1436
Site: www.ctglalaumiranda.com.br

Parque Roselândia

Agende uma visita pelo telefone: (54) 3313 -1436

O que fazer em Passo Fundo: Artes Visuais

Uma parada obrigatória pela cidade de Passo Fundo é a visita aos museus de Artes Visuais Ruth Schneider e Histórico Regional. O espaço do Museu Histórico Regional tem um vasto acervo nas áreas antropológica, indígena, tecnológica, documental e fotográfica, além de outros setores que registram o cotidiano da comunidade.

Já o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider leva o nome da artista plástica passofundense que fez doações de obras para o acervo do museu. Os dois museus ficam localizados no centro da cidade.

Museu Histórico Regional

Endereço: Av. Brasil Oeste, 758 – Passo Fundo
Telefone: (54) 3316-8587
Atendimento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Sábados e domingos, das 13h30 às 17h30. Fechado nos feriados.

Powered by Rock Convert

Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

Telefone: (54) 3316-8586
Endereço: Av. Brasil Oeste, 758 – Passo Fundo
E-mail: [email protected]
Atendimento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Sábados e domingos, das 13h30 às 17h30. Fechado nos feriados.

Confira também:

Quais os melhores destinos no Sul para um viagem a dois?
O que fazer nas férias no Brasil?
8 festivais de inverno no Brasil

Arquitetura

Catedral Nossa Senhora Aparecida, Passo Fundo - RS | Foto: Banco de Imagens

Catedral Nossa Senhora Aparecida, Passo Fundo – RS | Foto: Banco de Imagens

Se você quiser continuar o passeio a pé, pode conhecer a Catedral Nossa Senhora Aparecida, que também fica no centro da cidade, em frente a Praça Marechal Floriano. O local chama a atenção pela sua grandiosidade arquitetônica e sempre está aberto ao público. Sua fachada externa tem quatro estátuas que simbolizam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.

Catedral Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Av. Gen. Neto – Centro, Passo Fundo

Cervejaria e baladas

Cervejaria Farrapos, Passo Fundo - RS | Foto: Banco de Imagens

Cervejaria Farrapos, Passo Fundo – RS | Foto: Banco de Imagens

Outra dica de visita é a primeira cervejaria de Passo Fundo, chamada Cervejaria Farrapos. Os turistas podem aproveitar o local, que inclusive tem uma bela arquitetura, para fazer um tour dentro da fábrica artesanal e ainda degustar as bebidas. A novidade da fabriqueta é que algumas cervejas não contém glúten.

As baladas de Passo Fundo são agitadas, um dos lugares de movimento é o Moinho, que promove diversas festas na região, na Av. Sete de Setembro, 399. Além dessa balada, outra recomendação é a casa noturna serteneja VIV Mizik, que fica na Rua General Canabarro, 544.

Cervejaria Farrapos

Endereço: Av. Araucária, 1450 – Roselândia, Passo Fundo
Telefone: (54) 3313-0800

Como chegar de ônibus em Passo Fundo:

Resolveu conhecer Passo Fundo? Dá para chegar na cidade de ônibus saindo cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e outras cidades do Brasil.

Pesquisar passagens de ônibus