Uma viagem exige uma série de preparativos para que tudo corra bem e saia como o planejado. É preciso definir o destino, a hospedagem, e claro o transporte. Viajar de ônibus é uma excelente opção mesmo para viagens longas, podendo ser muito confortáveis. Uma dúvida que atinge várias pessoas é a escolha do horário ideal para enfrentar a estrada. É melhor viajar de dia ou de noite? Alguns fatores colaboram para escolha. Confira alguns deles e veja como escolher o horário da sua viagem.

Duração da viagem

Viagens longas são muito cansativas, mas quando feitas a noite passam mais rápido já que esse período é ideal para dormir ou pelo menos tirar boas sonecas, principalmente se você escolher um ônibus leito. O conforto que esses carros apresentam é indiscutível. Vale lembrar que mesmo os comuns também oferecem lanches em viagens longas e muitos são bastante confortáveis. Já se a viagem é curta, não é interessante chegar ao destino de madrugada. Por isso, vale a pena comprar uma passagem bem cedinho para aproveitar o dia no local de destino.

Viagem com paradas ou direta

Se o ônibus fizer várias paradas será um possível incomodo durante a noite se você quiser descansar, não é mesmo? Portanto as viagens diretas são as melhores opções para o horário noturno. Durante o dia é preferível optar por um carro com paradas pois já que você dificilmente irá dormir, o ideal é parar algumas vezes para ir ao banheiro, comer algo ou simplesmente movimentar as pernas e o corpo.

Economia

Com uma viagem de ônibus noturno você economiza com a hospedagem, afinal, a ida e a volta já são duas noites a menos de hospedagem. Além disso, se você conseguir descansar bem no ônibus durante o percurso da noite, você ganha o dia para aproveitar, passear e curtir o destino. Em viagens noturnas a economia é tanto de dinheiro quanto de tempo, claro, se você descansar no ônibus.

As estradas

Faça uma pesquisa e conheça bem as estradas que o ônibus percorrerá. Existem caminhos bons e estradas ótimas, mas também existem aquelas sinuosas e que apresentam um perigo maior. Nesses casos, viajar durante o dia traz maior tranquilidade para os passageiros e, caso você seja receoso, a melhor opção é essa.

O motorista

Apesar de existirem esses caminhos perigosos, há também ótimos motoristas. Certamente você irá escolher viajar por uma empresa de qualidade, e os profissionais responsáveis pelo volante têm experiência em várias estradas e situações. Esse é um fator que traz tranquilidade também, caso você opte por viajar a noite mesmo nessas estradas mais perigosas.

O horário do traslado é uma importante escolha, já que dependendo da decisão o caminho pode se tornar tanto agradável quanto estressante. Fique de olho nessas dicas e veja qual a melhor opção para você e para a viagem que fará. A duração, a empresa, se o ônibus for direto ou não, tudo isso deve influenciar na sua escolha para que você tenha uma boa viagem.

Você prefere viajar de dia ou de noite? Sempre pensou nesses fatores antes de escolher o horário? Deixe seu comentário!