Já pensou em arrumar as malas e viajar para Foz do Iguaçu? Se não, considere esse destino para as suas férias ou quem sabe para curtir um feriado. A cidade tem MUITAS opções de passeios, entre elas a visita a uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu. Então, para te ajudar no planejamento de sua viagem, fizemos um guia de Foz do Iguaçu.

De cara, já adiantamos que você precisará de, no mínimo, 3 dias para conhecer Foz do Iguaçu. Afinal, esse é o tempo suficiente para você visitar as principais atrações da cidade e até esticar um passeio pelo Paraguai e pela Argentina – já que Foz do Iguaçu fica na fronteira com os dois países.

As Cataratas do Iguaçu são a maior atração da cidade, porém, se você quer ir além do óbvio, pode conhecer também o lindíssimo Parque das Aves, a usina hidrelétrica de Itaipu e, acredite, até um templo budista que nos conta um pouco sobre a cultura oriental. Quer saber o que mais fazer, quando ir e como chegar? Então confira abaixo o guia de Foz do Iguaçu:

Quando ir?

Cataratas - Foz do Iguaçu

Para resumir: não há melhor época para ir à Foz do Iguaçu. Isso porque em todas as estações do ano a cidade é bonita e interessante de se visitar. Todavia… esse guia de Foz do Iguaçu traz alguns contrapontos:

Se você quer ver as Cataratas do Iguaçu mais volumosas, vá na primavera ou no verão, que são períodos chuvosos do ano. A vazão de água do conjunto de 275 quedas-d’água aumenta, o que as deixa ainda mais fabulosas.

Na seca a possibilidade de sair para um passeio e tomar chuva diminui consideravelmente. Logo, no outono e no inverno vê-se menos água jorrando das quedas. Ainda assim, o período pode ser favorável já que não é alta temporada e o preço de quase tudo (passagens, hospedagens,passeios, etc.) cai. Sem falar que as filas e grandes aglomerações de pessoas também diminui.

Como chegar?

De ônibus:

A Viação Pluma Internacional tem ônibus com saídas de diversas cidades do Brasil a Foz do Iguaçu, tais como: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Resende, São Paulo, Santos, Itapeva, São José dos Campos, Aparecida e Osasco

Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu
Av. Costa e Silva, 1601 – Jardim Itamaraty, Foz do Iguaçu – PR, 85863-000
Telefone: (45) 3522-2590

De avião:

Há vôos diretos partindo de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas). Vindo de outras cidades você pode fazer algumas conexões em locais como Curitiba.

Você pode obter mais informações pelo telefone (45) 3251-4200 ou ainda no site da Infraero.

De carro:

O acesso pelo Brasil a Foz do Iguaçu é feita pela BR-277, que atravessa o estado do Paraná. Entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, a rodovia é administrada pela Ecocataratas.

O que fazer em Foz do Iguaçu?

Parque Nacional do Iguaçu

É sem dúvida a atração mais popular (possivelmente a mais bonita também) de toda a cidade! O grande destaque do Parque Nacional do Iguaçu são as impressionantes Cataratas do Iguaçu, 275 quedas-d’água com até 90 metros formadas pela forte correnteza do rio Iguaçu. Não à toa, as Cataratas foram declaradas como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco e uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Powered by Rock Convert

Os viajantes encantam-se não somente com o visual, mas com as diversas maneiras de apreciá-lo. O valor do ingresso do Parque (que pode ser comprado online) inclui ônibus panorâmico de dois andares que circulam pelas principais atrações locais. Não deixe de fazer o Macuco Safari, um passeio que mistura trilha e o passeio de barco até quase debaixo de uma das quedas das Cataratas.

Itaipu Binacional

Itaipu - Foz do Iguaçu

Talvez você nunca tenha pensado em visitar uma usina hidrelétrica, mas todos que já foram à Itaipu Binacional garantem que o passeio vale a pena. Afinal, a usina que fica entre o Brasil e o Paraguai oferece um roteiro turístico de 2 horas e meia. O passeio inclui visitas pelas passagens dos tubos por onde passam até 700 mil litros de água por segundo, pelas salas de comando e ao mirante com vista panorâmica das comportas. Ainda é possível conhecer no local o Ecomuseu, um espaço interativo que conta a história dessa grande obra de engenharia. Mais informações aqui.

Parque das Aves

Parque das Aves - Foz do Iguaçu

Criado em 1994 em um trecho preservado de Mata Atlântica, o Parque abriga espécies de aves dos cinco continentes. Lá, o visitante circula pelo interior de viveiros de animais, como araras e tucanos. O bacana é que o viajante pode ver de perto mais de 900 aves incríveis de 150 espécies, por isso é um dos melhores destinos do guia de Foz do Iguaçu e considerado um dos maiores parques do gênero da América Latina.

Templo Budista

Templo Budista - Foz do Iguaçu

Esse templo é conhecido pelos seus tranquilos jardins, que abrigam 120 estátuas orientais, como a imagem do Buda, com sete metros de altura. Além de ajudar a entender melhor a cultura oriental, o local construído em 1996 foi erguido na parte alta da cidade, o que proporciona ao viajante uma vista panorâmica do rio Paraná, da Ponte da Amizade e de Foz do Iguaçu. O melhor? A entrada é gratuita.

Leia também:
Roteiros de fim de semana: 6 formas de aproveitar Curitiba em dois dias
10 dicas para quem vai fazer compras no Paraguai

Refúgio de animais GüiraOga – Puerto Iguazú

Quer dar um pulinho na Argentina? O local é um refúgio de animais da fauna da região do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, que estão em recuperação ou que não têm condição de voltar a vida selvagem. O Refúgio fica na cidade argentina de Puerto Iguazu e oferece apenas visitas guiadas, que levam cerca de uma hora. Se quiser aproveitar a viagem, vale a visita no lado argentino das Cataratas do Iguaçu também.

O que mais posso conhecer em Foz do Iguaçu?

Vale dos Dinossauros - Foz do Iguaçu

Está com tempo? Com um pouco mais de dinheiro? Então confira aqui no Guia de Foz do Iguaçu outras atrações que a cidade tem a oferecer:

– Voos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu.
– Vai com crianças? Aproveite para curtir um dia no parque aquático Acquamania.
– As crianças também irão adorar um passeio pelo Vale dos Dinossauros e pelo Museu de Cera Dreamland.
– As casas noturnas mais animadas estão em Puerto Iguazú, na Argentina.
– Quer fazer compras? Atravesse a Ponte da Amizade e vá para Ciudad Del Este, no Paraguai. A mumba é garantida e, muitas vezes, vale a pena!

Informações úteis:

– Informações turísticas: 0800-45-1516
Prefeitura de Foz do Iguaçu 
Portal de Turismo da Prefeitura 
Iguassu Convention & Visitors Bureau
– Delegacia do Turista: (45) 3523-3036
– Guarda Municipal: 199