Vem chegando o verão e as férias escolares! Mas nem todo mundo gosta dessa época do ano, não é? Listamos preparamos 6 destinos brasileiros para fugir do calor intenso que se aproxima. O melhor é que você provavelmente vai encontrar estradas mais vazias e passagens mais baratas.

Enquanto uma galera se desloca para as praias em busca de agito, outros querem escapar das altas temperaturas em terras tupiniquins. Se você faz parte do segundo grupo, não se desespere! Há uma luz no fim do túnel, ou, mais provavelmente, no alto de uma Serra.

Blumenau — SC

cidade, com temperatura média de 20ºC ao ano e máxima de 26ºC no mês mais quente, conta com diversos atrativos turísticos! Um deles é a arquitetura germânica, que pode ser observada ao passear pelas ruas tranquilas da cidade. Blumenau também tem diversas cervejarias artesanais premiadas em concursos internacionais e o Museu da Cerveja, parada obrigatória para os que querem conhecer mais  sobre a bebida. Sem falar das festividades e eventos baseados no cotidiano dos colonizadores europeus.

Como chegar:

A Viação Reunidas e a Empresa União têm passagens de ônibus saindo de Florianópolis e outras cidades do estado catarinense.

Gramado e Canela — RS

Gramado, Santa Catarina | Foto: Banco de imagens

Gramado, Santa Catarina | Foto: Banco de imagens

Localizadas na Serra Gaúcha, as cidades irmãs também podem ser excelentes destinos brasileiros para fugir do calor do verão. Suas temperaturas amenas giram em torno de 22ºC durante o dia e são mantidas pelo ar das montanhas e dos bosques.

Também com fortes influências dos colonizadores alemães, Gramado e Canela oferecem muitas opções de o que fazer e ver na região: museus, parques temáticos, atividades ao ar livre, uma rica oferta gastronômica e, claro, os famosos chocolates caseiros.

Como chegar:

A Viação Viasul te leva para Gramado de ônibus, com partida de cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e outras.

Leia mais:

Listamos 5 feriados de 2019 para você viajar
Veja como curtir o verão na Serra Gaúcha
9 praias do sudeste que todo brasileiro tem que conhecer

Powered by Rock Convert

Bento Gonçalves — RS

Também localizada na Serra Gaúcha, mas com colonização de imigrantes italianos, Bento Gonçalves tem clima ameno durante todo o verão, com máximas que costumam chegar aos 22ºC.

A cidade é cortada por vales é conhecida por diversas vinícolas, com diversas opções de passeios e degustações. Um passeio tradicional é o Vale dos Vinhedos, que permite admirar a vista das lindas paisagens locais. As festas típicas, culinária tradicional, trajes e arquitetura celebram os colonizadores e dão um charme especial à cidade durante todo o ano.

Campos do Jordão — SP

Mas nem só no Sul do país se pode escapar do calor: Campos do Jordão também tem um temperatura média no verão abaixo dos 22ºC.

Localizada na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo, a Suíça Brasileira está recheada de belas paisagens, arquitetura e gastronomia europeias e opções de passeios para agradar a todos os gostos. Caso ainda esteja com medo de um dia mais quente, as águas da ducha de prata são uma garantia de frescor em meio a natureza.

Holambra — SP

Conhecida como a cidade das flores, Holambra é caracterizada pela forte influência da colonização holandesa. A cidade dispõe de um Roteiro Rural em que se pode visitar pequenas e médias propriedades.

Dentre os atrativos da cidade destacam-se a famosa Expoflora, a produção de cachaça artesanal, passeios equestres, o museu histórico dos imigrantes e diversos lagos. Uma opção florida para fugir do calor!

Holambra, São Paulo | Foto: Banco de imagens

Holambra, São Paulo | Foto: Banco de imagens

Petrópolis — RJ

Quem disse que o Rio é feito só de calor e praias? A região serrana oferece ótimas opções para quem gosta de climas mais amenos e estradas menos engarrafadas. Petrópolis, também chamada de Cidade Imperial, mantém um grande número de construções históricas rodeadas pela mata atlântica.

Com diversos eventos culturais envolvendo música, danças e arte diversa, a cidade se tornou uma opção muito procurada no estado! Há apenas 65km de distância da capital, é uma ótima opção para quem quer fazer um passeio rápido saindo do Rio de Janeiro. A visita ao Museu Imperial, antigo Palácio de Verão do Imperador, é parada obrigatória caso seja sua primeira viagem à cidade.

***
Agora é só escolher a qual desses destinos brasileiros você vai para fugir do calor e aproveitar as férias ou um final de semana refrescante e divertido! Curtiu as dicas? Tem mais alguma sugestão? Conte pra gente nos comentários!

 

Pesquisar passagens de ônibus