Viajar com crianças e adolescentes exige um preparo maior dos pais! Então, se você vai viajar com menores de 16 anos dentro do Brasil ou para o exterior, é preciso obedecer algumas regras importantes. 

Pensando nisso, listamos tudo o que você precisa saber sobre os documentos para viajar com crianças. 🙂

Viagens nacionais

Fonte: Banco de Imagens

Fonte: Banco de Imagens

Em viagens nacionais, é importante ter sempre em mãos os documentos de identificação da criança ou adolescente. Os documentos podem ser carteira de identidade ou certidão de nascimento original. 

Para não andar com a certidão de nascimento para todos os lados, vale a pena providenciar a carteira de identidade da criança em qualquer posto do DETRAN ou no posto de atendimento ao cidadão de sua cidade.

Viagem com a companhia dos pais

Se a criança for viajar de ônibus acompanhada dos pais ou responsáveis, não há necessidade de documentos especiais. Então, na hora do embarque, basta portar os documentos de identificação da criança e dos pais (ou responsáveis) e a passagem de ônibus.

Viagem sem a companhia dos pais

Crianças com menos de 16 anos que forem viajar sozinhas devem apresentar uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais, reconhecida em cartório. A autorização deve ser apresentada na hora do embarque do ônibus – esse é um dos documentos para viajar com crianças. 

Adolescentes, a partir de 16 anos, não precisam de autorização para viajar de ônibus em território nacional, sendo necessário apenas levar algum documento de identificação com foto, como o RG.

Powered by Rock Convert

Leia também:

Crianças podem viajar sozinhas de ônibus?
10 dicas de segurança para viajar com crianças
Documentos necessários para viajar de ônibus

Documentos para viajar com crianças em viagens internacionais

Fonte: Banco de Imagens

Fonte: Banco de Imagens

Nas viagens internacionais de ônibus pela América do Sul, é preciso ter autorização dos pais ou responsáveis legais, registrada em cartório, caso seja menor de 18 anos e queira viajar sozinho.

Caso a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis, a autorização não é necessária, apenas o documento de ambos.

A partir dos 18 anos completos, só é preciso um documento de identificação com foto na hora do embarque, em bom estado. Não precisa nem de passaporte!

Atenção!

  • Casa tenha qualquer dúvida ou problema, procure a Vara da Infância e Juventude.
  • Algumas regras variam de acordo com a empresa. Vale a pena  sempre verificar antes da viagem!

Lembre-se de que todas essas regras existem para manter os pequenos seguros. Assim, providencie os documentos para viajar com crianças e viaje tranquilo!