Hoje, começa a Semana da Cultura Nordestina, evento celebrado no estado de São Paulo para marcar a morte do músico brasileiro Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião. Entre as manifestações culturais que mais se destacam na região Nordeste, estão as festas juninas, a capoeira, o frevo, o forró, o artesanato e a culinária.

De acordo com o Ministério do Turismo, a região Nordeste é a preferência de muitas pessoas quando se fala em lugares para viajar em feriados, férias e até mesmo na baixa temporada. Por isso, escolhemos três destinos para homenagear a região, que podem fazer parte da sua próxima viagem, veja:

Porto Seguro (BA)

porto-seguro-Guiche-Vitual

Localizado no estado da Bahia, Porto Seguro é um bom destino para quem busca agitação! A cidade conta com várias belezas naturais, entre elas as praias, como a Taperapuã, sete quilômetros do centro, a mais badalada  da cidade, onde ficam as barracas TôaTôa, Axé Moi e Marramares, com uma grande programação musical. Diversão também o visitante encontra na Passarela do Descobrimento, lugar ideal para experimentar a culinária regional, apreciar as lojas e feiras de artesanatos.

Como chegar:
Salvador (BA) -> Porto Seguro (BA)
Rio de Janeiro (RJ) -> Porto Seguro (BA)

Caruraru (PE)

Caruaru-Guiche-Virtual

Caruaru no estado de Pernambuco é considerada a capital do forró e palco de uma das maiores festa de São João. Sugestões do que fazer por lá é o que não faltam! O Museu do Barro Espaço Zé Caboclo, por exemplo, corresponde a vitrine da cultura regional, o espaço é dividido em salas com peças em barros da arte figurativa, Pinacoteca, sala de exposições e quadros. Outro lugar interessante é o Polo Cultural Estação Ferroviária, onde conta com um espaço gastronômico e são realizadas várias apresentações artísticas local.

Museu
Endereço: Espaço Cultural Tancredo Neves / Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Centro.

Polo Cultural
Endereço: Rua Frei Caneca

Como chegar:
São Paulo (SP) -> Caruaru (PE)
Petrolina (PE) -> Caruaru (PE)
Recife (PE) -> Caruaru (PE)

Maceió (AL)

Maceio-Guiche-Virtual

Maceió, capital de Alagoas é um dos destinos mais procurados no Brasil. A cidade encanta pelas suas praias com águas cristalinas, piscinas naturais, além de ter uma bela orla urbana com coqueiros e calçadão. Uma sugestão é conhecer a praia de Pajuçara, ela fica na orla urbana e tem como principal atração o passeio de jangada até às piscinas naturais localizadas no meio do mar, excelente para um mergulho. Entre os diversos pontos turísticos recomendamos visitar o Museu da Imagem e do Som, ele preserva as expressões culturais e artística do estado por meio de registro multimídia.

Museu
Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá.

Como chegar:
Recife (PE)-> Maceió (AL)
Petrolina (PE)-> Maceió (AL)

CNT – Centro de Tradições Nordestinas

chapeu_lampiao

O Centro de Tradições Nordestinas, fundado em 1991,  é um pedaço do Nordeste na cidade de São Paulo, uma das principais referências da cultura, lazer e gastronomia da região no município. O espaço conta com feira de artesanato, vila do forró, parque de diversões, comidas tipica, entre outras coisas. Agora no mês de maio o CNT completou 25 anos de história, e para marcar a data serão realizadas várias apresentações ao longo do ano. Entre as atividades, do dia 13 de agosto a 4 de setembro, acontecerá o 1º Festival Gastronômico Nordestino. Não perca!

Endereço
Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão
Informações: http://www.ctn.org.br/

Como chegar:
Brasília (DF) -> São Paulo (SP)
Goiânia (GO) -> São Paulo (SP)

Viva a região Nordeste! Programe sua viagem, compra com antecedência e segurança as passagens de ônibus online!

Quer contar sua experiência em nosso blog? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem! 🙂

Comprar passagem de ônibus

Pesquisar passagens de ônibus