É impossível conhecer a história do Brasil sem visitar as cidades históricas de Minas Gerais! Por isso, existe até um roteiro turístico dedicado à elas, conhecido como Estrada Real. O caminho mais famoso do Brasil Colônia é formado por 177 cidades, 162 somente em Minas e as demais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Algumas delas são consideradas, inclusive, Patrimônio Cultural da Humanidade, como é caso de Ouro Preto.

A história

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, na Estrada Real

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto | Foto: Banco de imagens

Ao longo dos quase 1600 quilômetros, a Estrada Real refaz o caminho do ouro e do diamante do período Brasil Colônia. O caminho tinha como objetivo controlar a circulação das riquezas produzidas no ciclo do ouro. Além de preservar a história, a Estrada ajuda no desenvolvimento de pequenas cidades, que acabam ganhando a atenção do turista por conta do roteiro.

No percurso, é possível aproveitar todos os tipos de atrações, desde construções coloniais até belas cachoeiras. Sem falar no rico artesanato e na boa culinária mineira – que é de deixar até os viajantes mais exigentes com água na boca.

No campo artístico, os atrativos que ganham destaque na Estrada Real são as igrejas, muitas delas construídas no estilo Barroco Mineiro. O principal representante desse estilo foi o artista Aleijadinho, que deixou obras reconhecidas pela UNESCO, como o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Outra criação de Aleijadinho que merece a sua parada ao longo da Estrada Real é a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Fique ligado – Quando você viajar pela Estrada Real, irá se deparar em muitos momentos com uma placa triangular, criada justamente para o roteiro turístico. Nelas, há informações históricas sobre os locais, as coordenadas geográficas e as cidades mais próximas. Tudo para ajudar o viajante!

Leia também:

5 cidades históricas para conhecer de ônibus
20 Patrimônios Históricos do Brasil

Os caminhos

Ouro Preto, uma das cidades da Estrada Real

Ouro Preto | Foto: Banco de imagens

Naquela época, foram criados diferentes caminhos ao longo da Estrada Real. Cada um tinha um propósito! Confira abaixo os caminhos que você poderá conhecer em sua viagem:

Powered by Rock Convert

Caminho Velho

É também conhecido como o Caminho do Ouro. Este foi o primeiro trajeto criado pela Coroa Portuguesa. Liga Ouro Preto a Paraty.

Caminho Novo

Foi criado anos depois para ser um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro. Isso porque as cargas sempre estavam sujeitas a ataques piratas na rota entre Paraty e Rio.

Caminho dos Diamantes

Tinha como objetivo ligar a sede da Capitania, em Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.

Caminho Sabarabuçu

É considerado o caminho mais bonito, cercado por lindas paisagens de montanhas e lendas que permeiam o imaginário popular. Fica em um distrito de Ouro Preto.

Como chegar

Há inúmeras possibilidades de rotas que você pode fazer para conhecer a Estrada Real. Tudo depende do seu ponto de partida e do seu objetivo com a viagem. Entretanto, uma maneira fácil e cômoda de chegar a essas cidades é viajando de ônibus.

Uma boa opção é começar o passeio por Belo Horizonte e viver um pouco da modernidade da jovem capital do estado. A partir dela, conhecer as cidades antigas torna-se um jogo de contrastes.

Mais informações sobre a Estrada Real você encontra aqui.

***

Já fez o caminho da Estrada Real? Compartilhe sua história com o Brasil pelo e-mail [email protected]