A queda nas temperaturas faz com que algumas pessoas achem que o melhor programa é aproveitar os dias em casa, debaixo de um cobertor. Também é, mas o Guichê Virtual mostra que tem muita coisa legal para fazer no inverno. Uma das opções são os festivais de inverno no Brasil, espalhados por todas as regiões do país e com diferentes programações.

Confira abaixo 8 festivais de inverno no Brasil que selecionamos para você tirar os casacos do armário e curtir o friozinho!

Festival de Inverno de Gramado (RS)

Festival de Inverno de Gramado (RS) | Créditos: Cleiton Thiele

Festival de Inverno de Gramado (RS) | Créditos: Cleiton Thiele

Gramado é um dos principais destinos de inverno do Brasil. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade oferece uma intensa programação em seu Festival de Inverno, que já ganhou fama e tem atraído muitos turistas. Todos os anos, a prefeitura municipal e outras instituições promovem apresentações e intervenções musicais e culturais em pontos turísticos como o Palácio dos festivais, o Centro Municipal de Cultura e a Igreja Matriz São Pedro.

Como chegar de ônibus em Gramado
A empresa de ônibus ViaSul tem alguns roteiros saindo de cidades de Santa Catarina para Gramado. Confira mais linhas aqui.

Festival de Inverno de Cunha (SP)

Cunha, no interior de São  Paulo, realiza todos os anos no mês de julho o Festival de Inverno Acordes na Serra. Quem vai no evento pode aproveitar, além da beleza da Serra da Mantiqueira, feiras de artesanato, manifestações folclóricas e shows que agitam o inverno dos moradores e turistas que visitam a cidade. O diferencial do evento é que cada uma das quatro semanas do festival é normalmente dedicada para um estilo musical: rock; MPB; choro e samba; jazz e blues estão presentes na programação. Esse é um dos motivos que fazem do evento um dos melhores festivais de inverno no Brasil.

Como chegar de ônibus em Cunha
É possível viajar de Guaratinguetá para Cunha com a empresa Rodoviário Oceano. Confira os horários e mais informações aqui.

Festival de Inverno de Bonito (MS)

Festivais de Inverno no Brasil - Bonito MS

Monumento das Piraputangas, em Bonito (MS) | Foto: Banco de imagens

Além de ser um ótimo período para viajar para Bonito, afinal as chuvas já deram uma trégua, deixando as águas dos rios e lagos mais límpidos, o inverno traz outros atrativos para a cidade. O Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, tem ganhado a cada ano mais força, apresentando grandes números e obras de artistas brasileiros.

Na programação do Festival, há atividades de dança, teatro, apresentação de filmes e documentários, oficinas e feira de artesanato. E claro, entre uma atração e outra, tem também a Gruta do Lago Azul e o Rio de Prata, algumas das belezas da cidade. Além dessas, já listamos 6 passeios diferentes e baratos para fazer em Bonito.

Mais informações sobre o Festival de Inverno de Bonito estão disponíveis no site: www.festivaldeinvernodebonito.com.br.

Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP)

Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) | Foto: Banco de imagens

Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) | Foto: Banco de imagens

O Festival de Inverno de Campos do Jordão, conhecida como a Suíça Brasileira, é uma dos mais famosos do país e da América do Sul. O evento é promovido pela Fundação Osesp, que realiza ações pedagógicas e concertos com diversos artistas nacionais e internacionais. As apresentações, a maioria com entrada gratuita, acontecem em diferentes espaços em Campos do Jordão, como o Auditório Cláudio Santoro.

Mais informações:
http://www.festivalcamposdojordao.org.br/

Powered by Rock Convert

Petrópolis (RJ)

Festival de Inverno de Petrópolis (RJ) | Foto: Banco de imagens

Festival de Inverno de Petrópolis (RJ) | Foto: Banco de imagens

O estado do Rio de Janeiro também conta com um evento especial de inverno. O Instituto Dell’Arte realiza anualmente na região serrana o Festival de Inverno de Petrópolis. Durante 10 dias de programação intensa e gratuita, oficinas, shows, espetáculos teatrais, concertos, entre outras atrações, tomam conta de lugares importantes e históricos de Petrópolis. Entre os cenários para as apresentações estão o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara, etc.

Mais informações: https://www.dellarte.com.br/programacao-e-ingressos/festival-de-inverno-de-petropolis

Como chegar de ônibus em Petrópolis
Você pode viajar de diversas cidades para Petrópolis. Existem linhas de ônibus com saídas do Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal e até de Santa Catarina em direção à Petrópolis. Confira as opções aqui.

Festival de Inverno de Bragança Paulista (SP)

Outro local que oferece festival de inverno é Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O Festival de Arte Serrinha, como é mais conhecido, propõe uma programação diversificada com shows, oficinas culturais, performances e debates que sempre levantam boas discussões. O evento acontece anualmente no mês de julho na Fazenda Serrinha e no Sítio Santo Antônio, que abriga o Teatro Rural e o Galpão Busca Vida.

Mais informações: http://www.festivaldearteserrinha.com.br

Como chegar de ônibus em Bragança Paulista
Há ônibus saindo diariamente de Campinas e Piracaia para Bragança Paulista.
Confira outras rotas aqui.

Festival de Inverno de Garanhuns (PE)

Festival de Inverno de Garanhuns (PE) | Foto: Banco de imagens

Festival de Inverno de Garanhuns (PE) | Foto: Banco de imagens

O Festival de Inverno de Garanhuns é gratuito e inclui atividades de teatro, danças, exposições, cortejos da cultura popular, shows musicais e oficinas. Toda a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana estão contempladas na programação do Festival. A Praça Mestre Dominguinhos é onde há a maior concentração de atrações.

Festival de Inverno de Vitória da Conquista (BA)

Festival de Inverno de Vitória da Conquista (BA) | Foto: Banco de imagens

Festival de Inverno de Vitória da Conquista (BA) | Foto: Banco de imagens

Na Bahia, o palco para festival de inverno é Vitória da Conquista. O foco do evento é música, de todos os gêneros. Em edições passadas, nomes como Lulu Santos, Djavan, Nando Reis, Capital Inicial estiveram no palco do Festival de Inverno de Vitória da Conquista. Para aproveitar a festa, é preciso comprar ingressos, que tem variações de preço de acordo com o lote.

Como chegar de ônibus em Vitória da Conquista
A cidade recebe ônibus de diversas partes do país. Você pode, por exemplo, sair de São Paulo ou Juíz de Fora com destino a Vitória da Conquista. Faça aqui a busca da rota que você prefere.

***

 

Pesquisar passagens de ônibus