Minas Gerais tem muitas riquezas, desde os minerais à culinária típica e tão conhecida no país. Dentre essas preciosidades mineiras, as cidades históricas ganham um destaque especial por serem verdadeiras relíquias dos tempos coloniais e abrigarem uma enorme riqueza cultural. Se você ainda não conhece as belezas das cidades históricas em Minas, confira o roteiro que preparamos para o post de hoje e embarque nessa viagem com a gente!

Ouro Preto

Ouro Preto - MG | Fonte: Banco de Imagens

Ouro Preto – MG | Fonte: Banco de Imagens

Berço da Inconfidência Mineira, Ouro Preto é a mais famosa cidade histórica de Minas Gerais, muito conhecida por sua arquitetura colonial e suas belas igrejas. Dentre as principais atrações turísticas, localizadas no Centro Histórico da cidade, estão a Igreja São Francisco de Assis, com sua arquitetura barroca, o Museu da Inconfidência e a famosa Casa dos Contos. Acredite: os encantos de Ouro Preto valem cada ladeira!

Tiradentes

Tiradentes - MG | Fonte: Banco de Imagens

Tiradentes – MG | Fonte: Banco de Imagens

A aproximadamente 200 km de distância da capital Belo Horizonte, Tiradentes tem um charme único e especial, como se não tivesse sido afetada pelo tempo — um verdadeiro museu a céu aberto! Além das belezas arquitetônicas, a cidade, consagrada como Patrimônio Histórico Nacional, é palco de diversos festivais ao longo do ano. Antes de embarcar, confira o calendário cultural da cidade para não perder os mais famosos deles, o Festival de Gastronomia e a Mostra de Cinema de Tiradentes.

São João del-Rei

São João del-Rei - MG | Fonte: Banco de Imagens

São João del-Rei – MG | Fonte: Banco de Imagens

Bem coladinha a Tiradentes, a cidade universitária São João del-Rei é tão encantadora quanto sua vizinha. Além de conhecer o Centro Histórico da cidade, não deixe de fazer o passeio de maria-fumaça, que liga as duas cidades. Além das atrações culturais, para os mais animados, os estudantes garantem uma vida noturna agitada durante o ano inteiro.

Powered by Rock Convert

Diamantina

Diamantina - MG | Fonte: Banco de Imagens

Diamantina – MG | Fonte: Banco de Imagens

Conhecida em todo o país pelo seu famoso carnaval, Dimantina tem muito mais que foliões e marchinhas. Para além de fevereiro, a cidade é recheada de igrejas barrocas e uma belíssima arquitetura colonial. Não deixe de visitar as Igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, o passadiço colonial e a casa de Chica da Silva.

Congonhas

Congonhas - MG | Fonte: Banco de Imagens

Congonhas – MG | Fonte: Banco de Imagens

A Cidade dos Profetas fica bem pertinho de Belo Horizonte, a apenas 70 km de distância da capital mineira. Como o apelido já indica, Congonhas ganhou fama pelas estátuas dos 12 profetas em pedra sabão, obra do escultor barroco Aleijadinho. Ao conhecer as estátuas, aproveite para se encantar também pela Basílica do Bom Jesus e as capelas em seu entorno. O conjunto arquitetônico foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Além desse ponto turístico clássico, não deixe de passear pelo Parque da Cachoeira e admirar as belezas naturais da região.

Gostou das nossas sugestões? E as riquezas de Minas não param por aí: em cada uma dessas cidades, não deixe de experimentar os deliciosos pratos típicos da culinária mineira, como o delicioso feijão tropeiro e o queijo canastra — e, é claro, bater um bom papo com os simpáticos moradores!

Você já conhece alguma dessas cidades históricas em Minas Gerais? O que achou mais interessante nesses destinos? Conte pra gente o que achou aqui nos comentários!

 

Pesquisar passagens de ônibus