Selecionamos as cinco chapadas do Brasil mais famosas para você conhecer de ônibus. As paisagens destas regiões são marcadas pela vegetação do cerrado, cachoeiras, cavernas e rios. Atrações imperdíveis do nosso país!

Conheça mais sobre as chapadas brasileiras em uma viagem de ônibus!

1 – Chapada Diamantina (BA)

Esta é uma das maiores chapadas do Brasil e está localizada na Bahia. Formada por dezenas de municípios, com quase 40 mil km², a região da Chapada Diamantina foi desenhada ao longo de muitos anos, quando as chuvas, os ventos e o rios esculpiram as rochas, criando vales e montanhas.

O local tem ainda outros atrativos naturais, como grutas e cachoeiras paradisíacas. Entre os lugares mais visitados pelos turistas estão o Morro do Pai Inácio, Grutas Azul e da Pratinha, Cachoeira da Fumaça e Vale do Capão. Mas são tantas atrações que conectam você à natureza, que o roteiro depende do que você realmente tem vontade de conhecer.

Mapa do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Mapa do Parque Nacional da Chapada Diamantina

A porta de entrada do território é o Parque Nacional da Chapada Diamantina. O Parque tem cerca de 1.520 km² de área, mas não concentra todas as belezas da região. Como a Chapada Diamantina compreende diversos municípios, a infraestrutura turística fica distribuída pela região.

Como chegar de ônibus na Chapada Diamantina:

Para chegar em uma das mais conhecidas chapadas do Brasil conte com as viações Catedral e Emtram.

Os melhores destinos de partida para viajar para a Chapada Diamantina são Salvador e Vitória da Conquista. Entretanto, é possível partir de outras cidades também, como Seabra.

2 – Chapada dos Guimarães (MT)

Chapada dos Guimarães - MT | Foto: Banco de imagens

Chapada dos Guimarães – MT | Foto: Banco de imagens

É uma das chapadas do Brasil mais próximas de uma capital. São 60 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. Em sua área de conservação está localizada a maior gruta de arenito do Brasil, a Aroe Jari.

As principais atrações da Chapada dos Guimarães são cavernas, cachoeiras, paredões, lagoas e trilhas numa vegetação típica do Cerrado. Um dos maiores cartões-postais da região é a cachoeira Véu da Noiva, com 86 metros de queda.

Assim como em outras chapadas do Brasil, a dos Guimarães tem atrações espalhadas por toda região, mas concentra algumas com ótima infraestrutura no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, situada na cidade de mesmo nome. Ou seja, se você pretende viajar com crianças ou idosos, prefira as belezas oferecidas dentro do Parque.

Como chegar de ônibus na Chapada dos Guimarães:

Quem pretende ir de ônibus até a Chapada dos Guimarães pode viajar com a Viação Xavante, CMT, Satélite Norte, Matriz Transportes e Expresso São Luiz. Há viagens saindo de cidades como Cuiabá e Goiânia.

3 – Chapada dos Veadeiros (GO)

É a chapada do Brasil que fica próxima às cidades de Brasília e Goiânia, no Centro-Oeste do país. Cercada pela vegetação do Cerrado, é um lugar paradísico, recheado de rios cristalinos, cachoeiras e paredões gigantes.

Powered by Rock Convert

Para conseguir chegar aos locais é preciso colocar um bom par de tênis nas malas, porque as atrações vão exigir uma dose de caminhada. Todos os percursos levam a poços de água, que brotam de minas e cachoeiras. Nós garantimos: todo o esforço para chegar às atrações da Chapada dos Veadeiros vale a pena!

Leia aqui um roteiro completo na Chapada dos Veadeiros, que destaca os principais cartões-postais da região.

Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros - GO | Foto: Banco de imagens

Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros – GO | Foto: Banco de imagens

Como chegar na Chapada dos Veadeiros:

O melhor ponto de partida para chegar até a Chapada é Brasília. Saindo da capital, é preciso seguir em direção à cidade de Alto Paraíso, a 250 quilômetros de distância de Brasília.

Leia também:

Melhores parques nacionais do Brasil para curtir a natureza
5 paraísos escondidos para viajar no Brasil
4 cachoeiras mais bonitas do Brasil

4 – Chapada das Mesas (MA)

Chapada das Mesas - MA | Foto: Banco de imagens

Chapada das Mesas – MA | Foto: Banco de imagens

Esta chapada brasileira está localizada na região sul do estado do Maranhão. Ainda é uma chapada inóspita. Por isso, preserva muitas plantas e animais que não são conhecidos ou não foram estudados.

As cidades mais próximas da Chapada das Mesas são Carolina, Estreito, Riachão e Imperatriz. Nestes municípios você pode contratar tours ou guias que podem ajudar você a descobrir as belezas da região.

Como chegar de ônibus na Chapada das Mesas:

É possível viajar de ônibus para todas as cidades próximas da Chapada das Mesas. As viações Lopestur, Satélite Norte, Nossa Senhora Aparecida e Açailândia têm passagens saindo de cidades como Goiânia (GO), São Luís (MA), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).

5 – Chapada do Araripe (CE)

Chapada do Araripe - CE | Foto: Banco de imagens

Chapada do Araripe – CE | Foto: Banco de imagens

Situada no Ceará, na região do Cariri, a Chapada do Araripe é considerada uma reserva ecológica. Ela abriga cânions, sítios arqueológicos, grutas e uma floresta datada de aproximadamente 120 milhões de anos.

Além dos cenários paradisíacos que o turista encontra na região, a Chapada é muito importante para história local. Lá foram encontrados fósseis de dinossauros e peixes, que podem ser visitados no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. As cidades de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte são as mais importantes da chapada.

Como chegar de ônibus na Chapada do Araripe:

A viação Catedral Turismo faz viagens de ônibus partindo de diversas cidades para Juazeiro do Norte, maior cidade da Chapada do Araripe.

***