Todo mundo diz que o ano só começa depois do Carnaval 2020, não é mesmo? Se o ditado é verdadeiro, nada melhor do que começar o ano com o pé direito e programar-se para o melhor que o carnaval pode proporcionar… de um jeito bem barato e fácil de chegar, com os blocos de rua 2020!

O Guichê Virtual listou cinco lugares com blocos de rua 2020 para você curtir uma das festas mais populares do Brasil. Então, confira a nossa seleção de tirar o fôlego! Ah, vale lembrar que a nossa lista têm apenas eventos gratuitos.

São Paulo

Bloco da Ritaleena, São Paulo - SP | Crédito: Fabio Stamato

Bloco da Ritaleena, São Paulo – SP | Crédito: Fabio Stamato

A cidade da garoa virou hit das festas carnavalescas com blocos de rua 2020 no Brasil. Afinal, são mais de 800 blocos, inscritos para 960 desfiles, que agitam a cidade durante todo o carnaval!

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os desfiles dos blocos de rua ocorrerão entre os os dias 15 de fevereiro e 1º de março. Ou seja, vai ter muita festa boa na Terra da Garoa! Neste ano, são esperadas pelo menos 2 milhões de pessoas no carnaval de rua de São Paulo.

Alguns blocos de carnaval chamam a atenção pelo estilo musical, como por exemplo o Bloco da Ritaleena, criado em homenagem ao ícone do rock brasileiro, Rita Lee. O cordão ocorre nos bairros de Pinheiros e Vila Mariana e faz releituras carnavalescas com canções antológicas da ex-mutante.

Uma das fundadoras do bloco, Alessa Camarinha, contou que a ideia de fazer o bloco foi em parceria com a amiga Yumi Sakate. “Nós e mais um grupo de amigas sempre curtimos o carnaval tradicional de marchinhas. Por isso, pensamos em concretizar um bloco de carnaval que tivesse a cara de São Paulo. E a Rita Lee representa muito bem a cidade! Além de fãs dela, as músicas são hits brasileiros, com letras muito bem amarradas. Então, estudamos o repertório dela e montamos o bloco em 2015, apenas para o pré-carnaval de São Paulo. Hoje, já estamos fazendo o evento tanto nos pré-carnavais como na programação oficial da cidade”, afirma Alessa.

Além do Ritaleena, São Paulo recebe outros blocos para agitar a folia da cidade. Veja alguns deles:

15/02 -sábado

  • Bloco Sargento Pimenta- concentração na Avenida Brigadeiro Faria Lima;
  • Bloco Bicho Maluco Beleza, com Alceu Valença – Concentração na Avenida Pedro Álvares Cabral
  • Bloco Frevo Mulher, com Elba Ramalho – concentração na Avenida Pedro Álvares Cabral
  • Bloco Casa Comigo – concentração no Ipiranga X São João
  • Bloco Bangalafumenga – concentração na Avenida Brigadeiro Faria Lima
  • Bloco Beleza Rara – concentração na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini

16/02 – domingo

  • Monobloco – concentração na Avenida Pedro Álvares Cabral
  • Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta – concentração na Rua da Consolação
  • Bloco do Fervo – concentração na Avenida Dumond Vilares
  • Bloco Gambiarra – concentração na Rua Henrique Schaumann
  • Confraria do Pasmado – concentração na Rua dos Pinheiros x Antonio Bicudo, às 10h.

21/02 – sexta-feira

  • Bloco Afro Ilú Obá De Min – concentração na Praça da República

22/02 – sábado

  • Bloco Tarado ni Você – concentração na Ipiranga X São João
  • Bloco Agrada Gregos – concentração na Avenida Pedro Álvares Cabral, 220
  • Bloco MinhoQueens – concentração na Ipiranga x São João

24/02 segunda-feira de Carnaval

  • Bloco Love Fest -concentração na Avenida Tiradentes

25/02 – terça-feira de Carnaval

  • Bloco da Pabllo – concentração na Avenida Tiradentes
  • Galo da Madrugada – concentração na Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

29/02 – sábado

  • Bloco Ritaleena -concentração na Dumond Vilares
  • Bloco Navio Pirata, com BaianaSystem – concentração na Avenida Tiradentes
  • Bloco Bell Marques na Rua – concentração na Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

01/03 – domingo

  • Pipoca da Rainha, com Daniela Mercury – concentração na Rua da Consolação, 2195
  • Orquestra Voadora – concentração no Largo do Paissandu

Rio de Janeiro

Cordão da Bola Preta, Rio de Janeiro - RJ | Fonte: Banco de Imagens

Cordão da Bola Preta, Rio de Janeiro – RJ | Fonte: Banco de Imagens

Assim como a Terra Garoa, a Cidade Maravilhosa tem mais de 500 blocos de rua 2020 cadastrados que vão agitar o carnaval desse ano.

Alguns dos principais e mais tradicionais blocos de carnaval do Rio de Janeiro são: Banda do Leme, Cordão do Bola Preta, Simpatia é quase amor, Bloco da Preta, Banda de Ipanema e Suvaco do Cristo.

O Monobloco, por exemplo, arrasta multidões pelas ruas cariocas. Não é para menos! Afinal, o projeto, que conta com 150 integrantes, é coordenado pelo músico Pedro Luís e ocorre desde 2000. As músicas são releituras de marchinhas clássicas do carnaval.

Além do Monobloco, um bloco de rua imperdível é o Cordão do Bola Preta. Fundado em 1918, é considerado o bloco mais antigo do Rio de Janeiro. Por isso, a festa reúne milhares de foliões nas ruas do centro carioca! O que chama a atenção neste carnaval são que as pessoas não precisam vestir trajes obrigatórios.

Não sabe como se programar para essas festas? Listamos tudo o que você precisa saber para curtir os blocos de rua.

Powered by Rock Convert

Salvador

Bloco de rua no centro histórico de Salvador - Salvador - BA | Fonte: Banco de Imagens

Bloco de rua no centro histórico de Salvador – Salvador – BA | Fonte: Banco de Imagens

Sabemos que os famosos trios elétricos em Salvador (BA) têm preços bem salgados. Entretanto, existem os blocos de rua alternativos e gratuitos, conhecidos como Carnaval Pipoca, organizado pela prefeitura da cidade. Assim como os blocos de trio elétricos pagos, essa folia reúne multidões pelas ruelas da capital baiana.

Dentro da programação do Carnaval Pipoca estão blocos tradicionais, como o Circuito Batatinha, que ocorre no Pelourinho. Mas o que é mais legal nesse bloco são as músicas, que incluem o repertório das marchinhas e dão destaque para ritmos mais tradicionais, fugindo daquele roteiro dos trios elétricos e do axé.

Por falar em fugir, se você prefere curtir os dias de folga com mais tranquilidade, leia o texto que fizemos sobre os destinos para fugir do carnaval.

Você pode ter acesso à programação completa dos blocos de rua de Salvador no site da Prefeitura.

Leia também:
Os melhores destinos para o Carnaval 2020
Como curtir a folia de Carnaval em segurança
Carnaval de Florianópolis: tudo sobre o Carnaval Magia

Recife

Galo da Madrugada, Recife - PE | Fonte: Banco de Imagens

Galo da Madrugada, Recife – PE | Fonte: Banco de Imagens

Quando pensamos na capital pernambucana, logo lembramos do frevo e dos blocos de rua com os bonecões e maracatu. Mas você sabe o que é melhor? Em Recife, a maioria das programações são gratuitas! Pois é, existem os camarotes pagos, mas o carnaval de rua do Recife é democrático e é a “menina dos olhos” de quem ama o carnaval.

Uma das atrações dos blocos de rua do Recife é o tradicional desfile do Galo da Madrugada, que ocorre apenas no sábado de carnaval. O circuito começa pelas ladeiras em Olinda (cidade vizinha de Recife).

Outra festa muita balada é o carnaval no Recife Antigo. Por conta da programação de rua que acontece no Marco Zero, ele é a preferência dos foliões.

Além desses, nossa sugestão é curtir os blocos de rua em Olinda, que fica ao lado de Recife (8 km aproximadamente). Por lá, desfilam cerca de 500 blocos entre as ruas da cidade de manhã e de tarde. E, é claro,  os ritmos que predominam na cidade histórica são o frevo e o maracatu.

Veja a programação completa do carnaval de rua do Recife aqui.

Belo Horizonte

Blocos de rua 2020 da Praia, Praça da Estação - BH | Crédito: Circuito Fora do Eixo

Bloco de rua da Praia, Praça da Estação – BH | Crédito: Circuito Fora do Eixo

Tudo indica que Belo Horizonte terá o maior carnaval de rua dos últimos anos! Porque são centenas de blocos de rua 2020 cadastrados na prefeitura de BH, o que deve levar milhões de foliões para farrear na capital mineira.

Os principais blocos de rua 2020 são:  As Benzedeiras, Bloco da Lora, A Inês É Santa, Bloco dos Dados, Cidade Nova Pirô. Além desses, Garotas Rebeldes, Trovão das Minas, Bloco do Carnaval Católico, Vai Tomar no Cooler, Macacos Me Mordam, Bloco da Saudade, Bloco da Praia também agitam as ruas da capital mineira.

Depois de tanta folia, aqui estão os melhores destinos para a ressaca de carnaval!