Se você está no Rio de Janeiro (RJ), sentindo aquela saudade dos jogos olímpicos, a nossa dica para esquecer esse sofrimento é fazer uma viagem de ônibus de bate e volta para a cidade de Arraial do Cabo.

Localizada a 15 km de Cabo Frio, 38 km de Búzios e 170 km Rio de Janeiro, Arraial é conhecida como o caribe brasileiro das terras cariocas. Em uma viagem de final de semana é possível conhecer quase todo o lugar. Além disso, tudo é acessível e muito barato.

Veja alguns lugares e dicas úteis que listamos para você conhecer de cabo a rabo em Arraial:

Praias

Um dos atrativos de Arraial do Cabo são as praias. Ainda na estrada chegando na cidade, durante a viagem de ônibus de bate e volta, você consegue ver a paisagem incrível da praia, sobretudo as águas esverdeadas, quase cristalinas do local, que traduzem bem a fama do caribe brasileiro.

Rio de Janeiro, Arraial do Cabo | Foto: Banco de Imagens

Rio de Janeiro, Arraial do Cabo | Foto: Banco de Imagens

No total são oito praias paradisíacas, contudo, selecionamos as mais belas para você conhecer:

Praia do Farol: Localizada em uma área de proteção da Marinha do Brasil, a praia tem acesso limitado. Para ir até lá, é preciso pegar um dos passeios autorizados e apenas 250 visitantes podem permanecer na Praia a cada 45 minutos. A cor da água e transparência são impressionantes! Com sorte, você poderá ainda ver golfinhos, tartarugas, arraias e até orcas passando pela região.

Praia do Forno: tem aproximadamente 500 metros de extensão. A ponta direita tem muitos bares, carrinhos de comida, aluguel de caiaques e muita gente (especialmente nos finais de semana). Ela oferece em cada um dos seus cantos duas boas opções: o agito e o sossego. Para chegar até a praia é preciso ir a pé ou de barco. A trilha tem intensidade média e pode ser feita em 20 minutos. Mas é preciso ter atenção às pedras no meio do caminho, que em dias de chuva ficam escorregadias. Além da trilha, outra opção é ir de barco, saindo da Praia dos Anjos. O custo é de R$ 10 por trecho.

Prainhas do Pontal do Atalaia: nesta praia a areia é bem branca e muito fina, cercada por rochas e pelo verde da vegetação. No centro da praia tem uma duna, que forma um mirante natural. Para que está de frente para o mar, no canto direito da praia tem a Gruta do Amor, ótima para registrar os belos cliques para fotos. A abertura da gruta ainda permite lindas imagens, com o mar de Arraial ao fundo. Segundo os moradores do local, a gruta tem poderes de tornar o amor eterno.

Praia Brava: é uma das praias com mais difícil acesso, porque a sua trilha tem grau alto de dificuldade e se você vai para um bate e volta deve reservar mais tempo na viagem para conhecer esse paraíso. Além disso, para chegar lá é preferível que o tempo esteja estável e sem chuva. Mesmo com acesso difícil à praia, apreciá-la do alto é bem fácil. Aproveite a ida às Prainhas ou o pôr do sol no Pontal do Atalaia para observar a Praia Brava. Ela está entre as prediletas de surfistas da região, é muito bem preservada e quase sempre vazia. Ótima para quem quer fugir de qualquer sinal de civilização. O pôr do sol por lá é um dos mais belos da cidade. Contudo, se você for passar o dia é preciso levar tudo o que for consumir, porque no local não existem quiosques e vendedores ambulantes.

Powered by Rock Convert

Leia também:
3 viagens de bate e volta saindo de São Luís
8 viagens de bate e volta saindo de Vitória
5 viagens de bate e volta saindo de Salvador

Acompanhar o Sol

Arraial do Cabo | Foto: Banco de Imagens

Arraial do Cabo | Foto: Banco de Imagens

Arraial do Cabo é um dos melhores lugares para admirar o Sol, tanto o nascer quanto o pôr do sol. A cidade tem bons pontos de observação desse espetáculo, como a Praia do Atalaia e a Praia Grande.

O Pontal do Atalaia é para quem prefere ver o evento do alto, já a Praia Grande é para os que gostam de ficar com os pés na areia. O nascer do sol pode ser visto do alto da trilha da Praia do Forno e também na Praia dos Anjos, onde os barcos dos pescadores oferecem a silhueta perfeita para belas fotos e você ainda poderá ver os peixes chegando ao mercado.

Dicas úteis

  • Hospedagem

As hospedagens em Arraial do Cabo são bem baratas e há diversas opções, como a Pousada Pilar, a Pousada do Timoneiro, a Pousada Canto da Baleia, a Gênesis Suítes & Lazer e a Acuário Pousada.

  • Onde comer?

Para provar os pescados, nossa recomendação é ir ao restaurante Meu Xodó. Além dele, as casas Sol na Cozinha, Porto das Delícias e Saint Tropez servem comida variada.

  • A gente indica:

2 dias – Reserve os dois dias para conhecer as famosas praias do Pontal do Atalaia e a Praia Grande. A primeira é formada por duas pequenas enseadas, de areia fina e branca. A segunda é a preferida dos surfistas.

4 dias – Faça o passeio de barco que leva para a Praia do Farol, em Cabo Frio. Em qualquer dia, aproveite o passeio de mergulho. As águas de Cabo Frio são transparentes, de fauna marinha rica e com vários pontos para mergulho.

  • Melhor época para ir

Em qualquer época do ano, ainda mais se for para fazer mergulho. Contudo, o verão é uma boa estação, porque as águas de Arraial do Cabo são bem frias.

Já foi para Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem! 🙂

 

Pesquisar passagens de ônibus