Viajar com crianças é um dos maiores prazeres de todo pai e mãe — e fica melhor ainda quando se pode visitar locais interessantes tanto para as crianças quanto para adultos. No Brasil, encontramos muitas opções de cidades com inúmeras alternativas de lazer que agradam dos mais novos aos mais velhos.

Não precisa recorrer ao shopping para mostrar que cada cidade tem entretenimento: muitos museus, praças, parques e outros locais oferecem uma excelente oportunidade para a criança ver como a vida naquela cidade é diferente da sua. Por isso, conheça abaixo as 11 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças.

Caldas Novas

Caldas Novas - cidades brasileiras para viajar com crianças

O Parque Rio Quente é um dos locais mais procurados para levar as crianças em Caldas Novas!

As cidades goianas de Caldas Novas e Rio Quente oferecem uma oportunidade única para quem visita: nadar na maior estância de águas termais do mundo. Para adultos e crianças, a diversão é garantida quando o assunto é nadar e relaxar. A região é famosa pelo Rio Quente Resort, um complexo com seis hotéis e dois parques aquáticos. Além dele, há diversas opções de hospedagens alternativas, mas com a mesma proposta de aproveitar as fontes termais. Entre maio e agosto são as melhores épocas, já que as temperaturas estão mais amenas e permitem aproveitar as águas quentes sem problemas.

Gramado

Maria Fumaça - cidades brasileiras para viajar com crianças

O passeio com Maria Fumaça em Gramado é uma atividade que encanta os pequenos

Gramado é uma das cidades mais visitadas do Brasil, devido ao clima ameno e às influências europeias. Um dos passeios mais recomendados é o Mini Mundo, um parque de miniaturas que simula uma cidade. Outra atração imperdível é o Parque da Serra, na estrada de Canela. O local conta com um bondinho, algumas atrações sobre a natureza e um grande espaço verde. É um local para fugir dos roteiros tradicionais e mostrar um pouco da natureza para os pequenos.

Praia do Forte

A Praia do Forte é uma pequena cidade que serve de refúgio para turistas e moradores de Salvador. Lá está um das primeiras bases do Projeto Tamar, um programa do IBAMA para proteção das tartarugas marinhas. No TAMAR, as crianças (e os adultos) têm a chance de conhecer de perto tartarugas e outros animais aquáticos, além de aprender sobre a preservação marinha. Na cidade, há diversas opções de comidas e lojinhas que vão deixar adultos e crianças entretidos por dias.

São Paulo

Parque do Ibirapuera - cidades brasileiras para viajar com crianças

O Parque do Ibirapuera é perfeito pra levar o pequenos pra um piquenique e fazer atividades ao ar livre

Ao mesmo tempo que São Paulo assusta pelo tamanho, há muitas opções para diversão com as crianças. O Parque Ibirapuera é um forte candidato a local preferido dos turistas, já que oferece espaços verdes e esportes radicais como patins e skate, além de contar com exposições itinerantes interessantes. Outra dica em São Paulo é um passeio pelo centro da cidade, incluindo o prédio do Banespa, que permite visitação ao topo, de onde se tem uma vista incrível da metrópole. Os espaços do Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca são uma atração a parte, que, além de impressionarem pela beleza dos prédios, contam com acervos e exposições educativas.

Powered by Rock Convert

Belo Horizonte

Inhotim - cidades brasileiras para viajar com crianças

O Instituto Inhotim, em Brumadinho, tem várias obras de artes espalhadas ótimas para as crianças interagirem. O local é pertinho de BH, fica a 60km

A capital mineira é uma ótima cidade para visitar com crianças, já que existe uma variedade imensa de museus ao redor da mesma praça. O Circuito Cultural Praça da Liberdade  compreende diversos museus e casas de cultura, com destaque para o Museus Gerdau das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais Vale. Uma vez em Belo Horizonte, não perca a chance de conhecer o Inhotim, um centro de arte contemporânea indescritível pela beleza natural e artística, localizado a 80km de BH, na cidade de Brumadinho. Vá cedo e de tênis para caminhar bastante entre os canteiros de palmeiras e instalações de arte. As crianças adoram o espaço, que conta com obras interativas e de participação do público.

Fortaleza

Uma das maiores capitais do Nordeste, Fortaleza é conhecida pela presença do Beach Park (um dos melhores parques aquáticos do Brasil), além de praias lindas e de areias brancas. Aproveite a chance e vá a Jericoacoara, uma cidade a 300km de Fortaleza, conhecida pelas dunas de areia, lagos e mangues. As crianças adoram pela oportunidade de fazer skibunda, andar de camelo e curtir os lagos da região.

Campos do Jordão

Teleférico de Campos de Jordão - cidades brasileiras para viajar com crianças

Além das casas de chocolate, Campos do Jordão tem o tradicional teleférico e muitas atividades ao ar livre pra fazer!

Campos do Jordão atrai turistas que buscam aventura, independente da idade. As atrações para as crianças incluem um teleférico que leva os turistas ao Morro do Elefante, fábricas de chocolate na Vila Capivari e o Tarundu, um grande espaço de lazer onde até os adultos viram crianças. Aproveite a época do inverno para conhecer Campos e curtir o frio com a família, tomando chocolate quente perto da lareira. Com certeza elas adorarão.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu - cidades brasileiras para viajar com crianças

As crianças se encantam com as grandes cataratas de Foz do Iguaçu, é o lugar ideal pra levar os pequenos

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, as cataratas de Foz do Iguaçu impressionam pela beleza e tamanho. Para crianças, o local é uma atração interessante pela aventura que proporciona, já que o acesso às quedas d’água é feito por uma trilha no Parque Nacional do Iguaçu. Um dos passeios imperdíveis é o Macuco Safari, que leva os turistas por trilhas até chegar no bote que passa perto das cataratas. As crianças adoram se molhar por lá e ver o tamanho das cachoeiras. Na região, o turismo ecológico é bem forte, sendo uma ótima opção para ensinar os pequenos a cuidar do meio ambiente. Aproveite a chance e vá ao Paraguai, para aproveitar os centros de compra com preços mais acessíveis.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - cidades brasileiras para viajar com crianças

Vista do bondinho, um dos tradicionais cartões-postais do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é o destino turístico número um do Brasil. Os locais tradicionais, como o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar, são paradas obrigatórias para qualquer um. Um dos passeios mais legais tem sido o Parque Lage, no meio da Mata Atlântica, aos pés do Corcovado. Na região do centro, a praça Mauá foi reaberta após revitalização e atrai muitos turistas, além de incluir o Museu do Amanhã, um projeto que aguça a criatividade e curiosidade de todos os visitantes. Por fim, um passeio de bicicleta ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas também atrai pais e filhos para a Cidade Maravilhosa.

De Norte a Sul, passando por praias, cachoeiras, metrópoles e florestas, são várias as alternativas para visitar as cidades brasileiras. Sempre existe algo de interessante a se fazer e o planejamento é imprescindível quando se vai viajar com crianças. Então, prepare as malas e escolha o melhor destino para sua família. Qual desses mais te inspirou? Conte para a gente na sessão de comentários!