Aparecida do Norte, como é popularmente conhecida, tem como principal ponto turístico o Santuário Nacional. O local chama atenção dos peregrinos ainda na rodovia Presidente Dutra, pela grandiosidade da Basílica de Aparecida. Não é à toa, afinal de contas, o templo resguarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul, em 1717.

Dos relatos mais impressionantes do turismo religioso de Aparecida do Norte, estão as histórias dos romeiros, que viajam a pé de diversos destinos até o Santuário. Por isso, quem viaja pelo trecho Rio de Janeiro – São Paulo, pode ver, em outubro, uma grande movimentação de fiéis pela Dutra (veja no mapa abaixo).

As épocas festivas e religiosas movimentam a economia de Aparecida do Norte e também de cidades ao entorno, como Guaratinguetá e Cachoeira Paulista. Se você não conhece o local, listamos 4 motivos para visitar Aparecida do Norte e conhecer a Casa da Mãe Aparecida, veja:

1. A Santa

Imagem Nossa Senhora Aparecida - SP | Crédito: Thiago Leon/Santuário Nacional

Imagem Nossa Senhora Aparecida – SP | Crédito: Thiago Leon/Santuário Nacional

O que leva os romeiros ao Santuário Nacional é a devoção à imagem de Nossa Senhora Aparecida, que fica em um altar na Basílica. A santa, que tem 39 centímetros, foi encontrada por três pescadores às margens do Rio Paraíba do Sul, no Porto de Itaguaçu.

Os homens encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida na rede de pesca. A história é permeada de fé, porque, após encontrar a imagem, segundo os pescadores, o rio teve peixes em abundância, o que atribuíram como um milagre.

Para celebrar a história, em 1745, foi construída uma igreja para a Nossa Senhora e, anos mais tarde, a Basílica Velha, em 1845. Contudo, foi em 1946 que começaram as obras da Basílica Nacional de Aparecida. Então, na década de 1980, a imagem da santa foi transferida para o local.

Hoje em dia, o porto em que a imagem da Nossa Senhora foi encontrada é um ponto turístico em Aparecida do Norte. O local fica a 2,5 km do Santuário e conta com um lugar para acender velas, assim como passeios na balsa pelo Rio Paraíba do Sul.

Leia também:

Círio de Nazaré 2018: roteiro do turismo religioso brasileiro
5 destinos religiosos mais tradicionais no Brasil
3 cidades do Vale do Paraíba famosas pelo turismo religioso

2. Sala dos Milagres

Sala dos Milagres | Créditos: Thiago Leon/Santuário Nacional

Sala dos Milagres | Créditos: Thiago Leon/Santuário Nacional

A Sala dos Milagres, que fica dentro do Santuário Nacional, é um dos locais mais procurados pelos romeiros. Isso porque lá os fiéis podem deixar objetos para agradecer os milagres realizados pela santa. Com cerca de mil metros quadrados, a sala tem milhares de objetos e mais de 70 mil fotografias deixadas à mostra até mesmo no teto.

Powered by Rock Convert

3. Não deixe de conhecer

Sala das Velas, Aparecida - SP | Créditos: Thiago Leon/Santuário Nacional

Sala das Velas, Aparecida – SP | Créditos: Thiago Leon/Santuário Nacional

O Santuário Nacional ainda tem um mirante, localizado na Torre Brasília, que é um anexo do complexo da basílica. Ele fica no 16º andar da torre, no qual é possível ver a cidade inteira. Para entrar no local é preciso pagar um ingresso de entrada. Ainda na Torre Brasília existe um museu com peças religiosas no primeiro andar.

Os horários de funcionamento do local são de segunda a sexta, das 09h às 16h30; sábado das 07h às 17h; domingo das 07h às 16h30.

Quem quer conhecer a Basílica Nacional por completo pode visitar as cinco capelas do local. Duas ficam na parte de fora da basílica, são as capelas do Santíssimo, com mosaicos italianos presenteados pelo Papa João Paulo II; e da Ressurreição, onde estão os restos mortais dos bispos da Arquidiocese de Aparecida. As outras três são as capelas São José, do Batismo e das Velas – esta última é o local onde os devotos acendem suas velas todos os dias, das 06h às 19h.

4. Memorial

Museu de Cera, Aparecida - SP | Fonte: Santuário Nacional

Museu de Cera, Aparecida – SP | Fonte: Santuário Nacional

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em março de 2016, com imagens em tamanho real. Além de figuras religiosas que contam a história do aparecimento da imagem da Santa, há também bonecos de cera em homenagem às personalidades famosas que são devotas a Nossa Senhora. Ao todo, são 65 estátuas! Elas estão divididas em 20 diferentes cenários, onde o turista viaja no tempo por experiências sensoriais.

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 09h às 17h
Sábado: 08h às 19h
Domingo: 07h às 18h

Ingressos:
Integral: R$24
Desconto de 50%: Idosos, estudantes e pessoas com deficiência.

Telefone:
(12) 3104-3536

Como chegar à Aparecida do Norte de ônibus:

Não faltam opções para chegar até o Santuário de Aparecida de ônibus! Então, viajantes do Brasil todo podem comprar passagens de ônibus para visitar o Santuário Nacional.

A Viação Pássaro Marron faz viagens para a cidade saindo da capital do estado, São Paulo. Além desta, a Expresso Itamarati tem rotas que saem do interior (oeste) do Estado de São Paulo, como as cidades de Americana, São José do Rio Preto, Piracicaba, Araraquara, entre outras.

A Viação Penha também oferece diversas linhas até o Santuário, saindo de Joinville, Curitiba, Porto Alegre e outras.