Que conhecer um pouco mais sobre a Padroeira do Brasil? Então, veja aqui 7 curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida e a cidade de Aparecida do Norte.

Não apenas por ser a padroeira do Brasil, mas também por ser venerada pela grande massa católica brasileira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, chamada pela maioria de Nossa Senhora Aparecida, significa para muitos um símbolo de fé e esperança.

1. O maior santuário do Brasil

Basílica de Nossa Senhora - Guichê Virtual

Vista da Basílica de Aparecida

Aparecida, cidade situada na região do Vale do Paraíba, distante cerca de 180 km da capital São Paulo, abriga a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é o maior santuário católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

2. Visitas constantes

A cidade fica em segundo lugar das cidades mais visitadas do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, cerca de 12 milhões por ano.

3. O início da devoção

O começo da devoção, em 1717, se deu quando no dia 12 de outubro, pescadores, após tentativas frustradas na busca por peixes, acabaram apanhando em suas redes a imagem de uma santa sem a cabeça, que foi encontrada logo em seguida.

Quando eles já estavam pensando em desistir, pois não tinham pegado nada além das duas peças, foram surpreendidos por uma grande fartura de peixes, o que lhes fez atribuir à santa aquele milagre.

Leia mais

3 cidades do Vale do Paraíba famosas pelo turismo religioso
4 motivos para visitar o Santuário de Aparecida
5 destinos religiosos mais tradicionais no Brasil

Powered by Rock Convert

4. Outras datas antes de 12 de Outubro

Poucos sabem, mas mesmo com a imagem da santa tendo sido encontrada no dia 12 de outubro, a comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida passou a ser nessa data apenas muito tempo depois.

Inicialmente foi comemorada no segundo domingo do mês de maio, juntamente com o dia das mães. Depois foi para o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Apenas já no século XX começou a ser celebrada no dia 12 de outubro.

5. O dia mais visitado não é em outubro

Ao contrário do que muitos pensam, dia 12 de outubro não é o dia de maior movimento da Basílica. Nessa data, a igreja recebe cerca de 160 mil pessoas, o mesmo movimento registrado em um domingo comum.

6. Atentado à imagem da Padroeira

Em 1978 a imagem da santa foi quebrada por um visitante. Contudo, mesmo tendo sido dividida em inúmeros pedaços e após mais de um mês de trabalho, a imagem foi restaurada e voltou ao seu lugar.

7. Bençãos Papais

Embora Nossa Senhora Aparecida tenha sido declarada padroeira do Brasil ainda em 1930 pelo Papa Pio XI, apenas em 1980 a Basílica Nova foi consagrada pelo Papa João Paulo II em uma de suas visitas ao Brasil.

Desde então, o dia 12 de outubro passou a ser feriado nacional. Outros dois Papas também já visitaram a Basílica, além de Bento XVI, em 2007, e o atual Papa, Francisco, que também esteve em Aparecida durante a Jornada Mundial da Juventude no ano de 2013.

***

Você já foi para Aparecida? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem! 🙂