Atenção, atenção! As altas temperaturas revelam que você precisa se refrescar e aproveitar as férias de verão como nunca. Como nosso país é recheado de cachoeiras por todos os cantos, listamos cinco lugares com cachoeiras para conhecer antes de morrer!

Claro que nesta seleção tem dicas e mais informações sobre os lugares e as regiões, sobretudo, porque encontramos dois redutos de cachoeiras no Norte e no Sul do país. Confira:

1 – Circuito das cachoeiras – Parque Estadual da Serra Azul (MT)

Parque Estadual da Serra Azul - MT | Fonte: Banco de Imagens

Parque Estadual da Serra Azul – MT | Fonte: Banco de Imagens

Localizado no estado de Mato Grosso, o Parque Estadual da Serra Azul, está a 4 km de Barra do Garças, em uma área que foi chamada pelos índios bororós de “kieguereiral”, lugar de pássaros, pela diversidade de aves que habitam o local. É dentro do parque que está o circuito das cachoeiras, que estão cercadas pela vegetação do cerrado. As cachoeiras mais disputadas desse recanto são as da Maçonaria e Pé-da-Serra. Vale lembrar que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente realizou algumas reformas no local para adequar as trilhas aos passeios dos turistas.

O site da Prefeitura de Barra do Garças traz mais informações sobre o local.

Como chegar:
A Viação Xavante tem linhas diretas para a cidade de Barra do Garças.

2 – Cachoeira Cascatinha – Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Quem está de passagem pelo Rio de Janeiro não pode deixar de conhecer o Parque Nacional da Tijuca, que fica no coração da Cidade Maravilhosa. O acesso ao parque pode ser feito pelas zonas Norte, Sul e Oeste do Rio de Janeiro. O local tem inúmeras cachoeiras para conhecer antes de morrer, mas a que nos chamou a atenção foi a Cachoeira Cascatinha, que é a maior da região com queda-d’água de 35 metros de altura. O paraíso é agradabilíssimo para ir com amigos, sem contar que tem uma excelente infraestrutura, com banheiro, lojinhas e estacionamento.

Como chegar:
Para chegar até a Cachoeira da Castinha, o acesso é feito pela Estrada da Cascatinha, a uma distância de 500 metros do portão do Parque Nacional da Tijuca.

A Viação Kaissara tem diversas linhas para o Rio de Janeiro, programe sua viagem aqui.

Leia também:
Série viagens de final de semana: conheça Barra do Garças – MT
4 Cachoeiras mais bonitas do Brasil

Powered by Rock Convert

3 – Muitas cachoeiras em um lugar só – Santa Maria (RS)

Encontramos um reduto das cachoeiras na região do Sul do Brasil: a cidade de Santa Maria. De acordo com alguns grupos de trekking e exploração do local, já foram contabilizadas cerca de 185 cachoeiras na região. Como o local tem diversas quedas d’água, selecionamos um conjunto de oito cachoeiras do Arroio Três Barras. Você tem acesso a elas pelo circuito de trilhas do local, que estão bem próximas umas às outras. O lugar fica a aproximadamente 20 quilômetros de Santa Maria e é uma ótima alternativa para explorar junto com a família e amigos.

Como chegar:
A Viação Pluma percorre os principais trecho até a cidade de Santa Maria.

4 – O recanto das cachoeiras – Presidente Figueiredo (AM)

Presidente Figueiredo - AM | Fonte: Banco de Imagens

Presidente Figueiredo – AM | Fonte: Banco de Imagens

A cidade de Presidente Figueiredo está localizada a 130 km da capital Manaus, no Amazonas. Seria apenas mais uma cidade da região norte, se não fosse pelo título que carrega: Terra das Cachoeiras. Por estar na região do baixo rio Negro, o local oferece inúmeras quedas-d’água, piscinas naturais, grutas, cavernas e a selva bem de pertinho.

De acordo com o Ministério do Turismo, já foram catalogadas em Presidente Figueiredo mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos e formatos, além de corredeiras.

Como a cidade tem inúmeras cachoeiras, a nossa sugestão é conhecer o local pela Estrada da Balbina, que tem diversas quedas- d’água pelo meio do caminho. Uma que nos chamou a atenção foi a Cachoeira Mutum, que forma pequenas piscinas naturais. O acesso é feito pelo km 54 da estrada.

Como chegar:
Você pode chegar até Presidente Figueiredo pela Viação Asatur, que tem tradição no transportes de passageiros na região.

5 – Salto do Tororó (DF)

O Salto ou cachoeira do Tororó é bem próxima de Brasília (DF), a 35 km. Está localizada na região de Santa Maria. A queda-d’água tem cerca de 18 metros de altura e é muito procurada pela prática de rapel. O poço da cachoeira é raso, o que é propício para levar crianças para um refrescante banho de cachoeira. Além disso, há uma pequena trilha que leva até o local, recheada de área verde.

Viaje até o Distrito Federal com a Catedral Turismo e explore o turismo de Brasília.

 

Pesquisar passagens de ônibus